Na quarta-feira, 24 de maio, o governador da Flórida, Ron DeSantis, aproveitou uma entrevista via Twitter para expressar seu apoio às criptomoedas e afirmar que se eleito presidente dos Estados Unidos (EUA) está comprometido em “protegê-las” das regulações abusivas.
Além disso, o governador alertou que se Joe Biden, atual presidente dos EUA, for reeleito, seu governo pode tentar acabar com o Bitcoin devido à ameaça que representa para eles como potencia econômica.
Estas declarações, serviram para que alguns entusiastas e personalidades do ecossistema afirmassem que as opiniões de DeSantis não são totalmente exageradas, considerando o crescente ataque regulatório que as empresas de criptomoedas estão sofrendo nos EUA.
DeSantis e as criptomoedas
DeSantis prometeu fortemente durante a live que protegeria o Bitcoin e as criptomoedas, opondo-se a qualquer tentativa do Congresso dos Estados Unidos de bani-los, por meio da promulgação de novas leis regulatórias.
Ele também se manifestou contra a intenção do governo de lançar uma moeda digital do banco central (CBDC), argumentando que seria uma transferência massiva de poder para o estado que não seria benéfica para uma sociedade livre.
DeSantis foi um dos primeiros governadores dos EUA a promover um projeto de lei para proibir o uso de um CBDC em seu estado, motivando outras personalidades da política a seguirem sua campanha para proteger a liberdade econômica.
Por enquanto, o governo dos Estados Unidos continua estudando o impacto econômico e social que o lançamento de um CBDC atrelado ao dólar poderia ter numa macroeconomia como a sua.