Um novo estudo sobre o mercado de varejo foi divulgado recentemente pela Mastercard. De acordo com a bandeira de cartão de crédito, tokens de utilidade podem ser usados em um programa de recompensas, por exemplo.
O relatório traz dados ainda sobre a adoção da tecnologia blockchain, e como países da América Latina estão usando criptomoedas como forma de pagamento. O estudo revela que 10% dos latino-americanos utilizavam moedas digitais para pagar por produtos e serviços em 2022.
Além disso, o estudo traz dados sobre a adoção de tokens não-fungíveis (NFTs) e do uso de criptomoedas como investimento alternativo. A Mastercard ainda compara tokens de utilidade com programas de recompensa, como as milhas aéreas.
Mastercard publica estudo blockchain
Embora o mercado cripto tenha vivenciado uma grande adoção nos últimos anos, o número de pessoas que entendem sobre criptomoedas é ainda pequeno. O estudo da Mastercard aponta que 76% das pessoas sabem pouco ou nada sobre a tecnologia blockchain.
A parte introdutória do relatório fala sobre os blocos de dados gerados em redes blockchains, e o uso do termo cripto, que é utilizado como uma abreviação para a palavra criptomoeda.
“O termo cripto tende a ser usado como sinônimo de criptomoeda e o coloquialismo está se mostrando quase tão difícil para blockchain para agitar como um de seus blocos imutáveis. Não ajuda que 76% dos os consumidores sabem pouco ou nada sobre blockchain.”
Uso de tokens de utilidade
Assim como acontece no mercado cripto, o estudo do Mastercard associou o token de utilidade como um mecanismo que oferece algum tipo de produto e ou serviço. Para a bandeira de cartão de crédito, esse tipo de ativo digital poderia ser utilizado em programas de fidelidade mantidos por comerciantes.
“Os tokens de utilidade funcionam como moedas específicas da organização que fornecem acesso privilegiado a produtos e serviços. Eles são frequentemente associados ao aumento de capital inicial, mas uma alternativa de aplicação de tokens de utilidade está nos programas de fidelidade dos varejistas.
Eles complementam os pagamentos padrão como tokens específicos da organização que desfoque a linha entre os pontos de recompensa e as moedas internas, adotando o conceito de ‘pagar com recompensas’ em sua forma mais literal.”
Blockchain em programas de recompensa
Atualmente, cartões como os da bandeira Mastercard possuem programas de pontuação que envolve milhas. No entanto, o relatório da empresa aponta que a blockchain poderia ser usada em transações de pontos de recompensa.
Ou seja, a tecnologia criaria um ecossistema de negociação desses pontos de recompensa, permitindo a compra e venda de milhas além de garantir o uso desses pontos em trocas por produtos e serviços.
O estudo fala ainda que todas essas transações poderiam ser registradas através de contratos inteligentes.
“A blockchain permite transações com pontos de recompensa para ocorrer instantaneamente sem necessidade de posterior reconciliação. Enquanto isso, possibilidades de personalização, como descontos personalizados e ofertas, são potencializadas pela capacidade para rastrear automaticamente anteriores transações e ajustar recompensas e descontos com base em dinâmica de entradas de contratos inteligentes.”