A exchange Crypto.com recebeu um importante licenciamento do Banco da Espanha recentemente. Com a licença, a plataforma está autorizada a oferecer serviços relacionados a ativos digitais no território espanhol.
A novidade foi divulgada nesta sexta-feira (23) pela Crypto.com. De acordo com a exchange, a licença segue os padrões estabelecidos pelo princípio regulatório das criptomoedas na Europa, também chamado de (MiCA).
O registro de Provedor de Serviços de Ativos Virtuais (VASP) está em conformidade com as práticas de combate à lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros envolvendo criptomoedas.
Banco da Espanha autoriza Crypto.com
A licença obtida pela Crypto.com através do Banco da Espanha coloca o país como um dos primeiros na Europa a estabelecer diretrizes para o funcionamento do mercado cripto.
Em comunicado, Kris Marszalek, CEO da Crypto.com comenta que o licenciamento representa uma vontade da exchange em atuar em conformidade com os reguladores europeus.
“Receber o registro VASP do Banco da Espanha é o mais recente testemunho de nosso compromisso com a conformidade e vontade de trabalhar com reguladores e funcionários públicos no avanço responsável da tecnologia de criptografia e blockchain.”
A exchange também obtém o mesmo tipo de licença na França. Em outros países, a Crypto.com já é considerada como uma plataforma de pagamentos, e em casos como em Cingapura, a empresa já possui licença para oferecer transações internacionais de valores.
Registro da exchange no Brasil
Antes de obter a licença do Banco da Espanha, a Crypto.com obteve um grande reconhecimento no Brasil. Segundo a autorização que a empresa recebeu, desde o final de 2022 ela pode atuar no país como uma instituição de pagamentos.
Além disso, a licença brasileira fala que a Crypto.com pode atuar como emissora de ativos digitais no país. A exchange possui no Brasil um cartão de crédito pré-pago, além de oferecer a compra e venda de criptomoedas como o bitcoin.
Europa se abre para o mercado cripto
Assim como no Brasil, a regulação do mercado cripto avança na Europa. Ao mesmo tempo, empresas que atuam no setor obtêm importantes licenças de órgãos regulatórios, como os bancos centrais.
Em Portugal, recentemente o Mercado Bitcoin conseguiu uma licença para atuar como custodiante de ativos digitais. A licença projeta a exchange brasileira no mercado cripto europeu, com serviços autorizados pelo Banco Central português, como o serviço de custódia de ativos de valor, por exemplo.