Uma investigação sobre pirâmides financeiras pretende ouvir empresários e celebridades como o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho. A investigação, que se transformou em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), é voltada para fraudes envolvendo criptomoedas.
Assim, de acordo com a lista de convocados, o ex-jogador da seleção brasileira será chamado para prestar esclarecimentos sobre seu envolvimento com negócios no mercado cripto.
Além dele, outras pessoas foram convocadas pela CPI das Pirâmides Financeiras, como o e-x-líder da Atlas Quantum, Rodrigo Marques. Ele é acusado de liderar uma fraude financeira com bitcoins, que pode ter movimentado mais de R$ 4 bilhões em criptomoedas.
Ronaldinho Gaúcho em CPI das Pirâmides Financeiras
A CPI das Pirâmides Financeiras pretende ouvir em breve o jogador Ronaldinho Gaúcho. Ele foi convocado pelos deputados federais que investigam crimes envolvendo supostos investimentos em criptomoedas.
O craque, conhecido por jogar em grandes times de futebol no mundo, já divulgou negócios que são apontados como supostas pirâmides financeiras. Ainda em 2019, o jogador estampava propagandas da empresa 19k Ronaldinho, que mais tarde foi apontada como um esquema cripto.
Dessa forma, Ronaldinho Gaúcho deverá prestar esclarecimento sobre a divulgação desse tipo de negócio por ele. Embora a empresa não tenha sido mencionada na convocação da CPI das Pirâmides Financeiras, o jogador Ronaldinho Gaúcho deixou de divulgar o negócio depois que os pagamentos aos investidores foram suspensos.
Mais convocados pela comissão
No total, 38 pessoas foram convocadas em uma primeira lista liberada pela CPI das Pirâmides Financeiras. A comissão, presidida pelo deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade/RJ), citou empresários, especialistas e pessoas envolvidas com empresas de criptomoedas.
Além da Atlas Quantum e de Ronaldinho Gaúcho, exchanges que atuam no mercado cripto brasileiro foram convocadas, como:
- Foxbit
- Mercado Bitcoin
- Bitpreço
- Bitso
- Novadax
- Mynt
- Nox
- Digitra
Outros nomes aparecem na lista de convocados da CPI das Pirâmides Financeiras. O influencer digital de finanças, Primo Rico, é um dos convocados pela investigação. O presidente da ABCripto, Bernardo Srur, também foi chamado para esclarecimentos pelos deputados federais que fazem parte da comissão. Além de Ronaldinho Gaúcho, o empresário Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como “Faraó dos bitcoins”, também foi convocado pela CPI das Pirâmides Financeiras.
CPI começa a ouvir convocados
Logo após a regulação do mercado cripto ser publicada no Brasil, uma investigação de crimes envolvendo criptomoedas está sendo iniciada em Brasília (DF). Quase 40 pessoas foram convocadas pela CPI das Pirâmides Financeiras, que investiga fraudes no país com moedas digitais como o bitcoin (BTC).
Segundo o cronograma da CPI das Pirâmides Financeiras, os convocados devem começar a ser ouvidos em breve. A proposta é receber os primeiros convocados já na próxima semana, a partir do dia 4 de julho de 2023.
Pirâmides Financeiras com criptomoedas são esquemas envolvendo supostos investimentos com a promessa de lucro acima da média do mercado. Geralmente, o valor investido por novos usuários é utilizado para pagar antigos investidores, criando uma pirâmide financeira que precisa de receber cada vez mais novos investidores para o negócio ser mantido.
No Brasil, dezenas de empresas foram apontadas como sendo pirâmides financeiras. A Atlas Quantum por exemplo, atuava como plataforma de arbitragem de bitcoin, mas deixou de pagar os clientes e os saques seguem travados desde 2019.