Uma demissão em massa foi anunciada recentemente pela empresa cripto Ripio. De acordo com o anúncio, 18% dos funcionários foram demitidos, inclusive colaboradores da exchange brasileira.
O anúncio da demissão foi comunicado ainda na sexta-feira (3) aos funcionários. Alguns deles foram pegos de surpresa logo após participarem de um evento internacional pela empresa cripto.
Em nota a Ripio comenta que o layoff faz parte de uma reestruturação da empresa. Além da Ripio, outras empresas do mercado cripto promoveram grandes demissões em 2022 e 2023, como o Mercado Bitcoin e a Coinbase, por exemplo.
Demissão em massa na Ripio
Cerca de um a cada cinco colaboradores da Ripio foram demitidos pela empresa na última semana. Embora não tenha divulgado o número total de trabalhadores demitidos, a exchange anunciou que 18% da equipe foi atingida pelo layoff.
Segundo uma ex-funcionária da Ripio, que prefere não ser identificada, o anúncio da demissão pegou de surpresa muitos colaboradores da exchange. Ela explica que funcionários do Brasil e de outros países foram demitidos na última sexta (30).
O anúncio aconteceu pela manhã, e alguns funcionários receberam o comunicado diretamente pelos líderes de cada setor. Aos colaboradores, a empresa explicou que estava estruturando os negócios, por isso a demissão em massa.
Empresa cripto estende benefícios aos demitidos
Em nota enviada ao BlockMarket, a Ripio explica que a demissão em massa foi necessária para atender os objetivos da empresa para o segundo semestre de 2023. Além disso, a empresa explica que estenderá alguns benefícios aos ex-colaboradores, que estão em busca de recolocação profissional, atualmente. Confira na íntegra a nota da empresa.
“Em 2022 redobramos nossos esforços nas avaliações de desempenho de cada uma das equipes da Ripio, pausamos novas contratações e alinhamos os orçamentos de todas as equipes, antecipando um ciclo macroeconômico complexo antes de qualquer outra empresa do setor com o objetivo de melhorar a eficiência e manter boas métricas financeiras.
Ao mesmo tempo, decidimos focar mais nas linhas de negócios corporativos da Ripio, que são as que mais tracionaram no último ano e apresentam maior potencial de crescimento nesse contexto.
Nesse caminho, tomamos a difícil decisão de reduzir nossa folha de pagamento em 18%, unificando algumas unidades de negócios, re-definindo áreas internas, funções e cargos em busca de uma melhor estrutura que nos permita cumprir os objetivos para o segundo semestre de 2023, que sem dúvida, será muito desafiador para toda a indústria cripto e nos permitirá crescer de maneira saudável nos próximos anos.
Além disso, tomamos a decisão de ampliar alguns pacotes de benefícios para dar o maior suporte na pronta recolocação das pessoas que não fazem mais parte da empresa.”