A Uniswap, a principal exchange descentralizada (DEX) de criptomoedas, anunciou recentemente o lançamento do UniswapX, um protocolo inovador que se propõe resolver os principais problemas que acompanham o ecossistema DeFi desde as suas origens.
O UniswapX é um protocolo de código aberto e automatizado para a negociação entre diferentes AMMs (Automated Market Makers, protocolos que preenchem as lacunas de liquidez em uma rede) e outras fontes de liquidez. Seu valor está na sua abordagem para resolver o problema crescente da fragmentação da liquidez de ativos entre diferentes redes, que é resultado direto do aumento contínuo de diferenças entre os designs de diferentes redes.
O Problema da Liquidez Fragmentada
A necessidade do UniswapX fica clara ao observarmos o cenário atual das criptomoedas, especialmente no que diz respeito a ativos menos conhecidos em redes descentralizadas. Fica claro que a liquidez tornou-se um bem precioso, altamente fragmentado. Com a proliferação de diferentes infraestruturas e a multiplicidade de blockchains, os traders frequentemente se deparam com dificuldades para encontrar a rede ideal para executar uma transação para um dado token.
A fragmentação da liquidez leva à ineficiência do mercado, taxas de transação elevadas e uma experiência de usuário abaixo do ideal. Em um mundo ideal, a liquidez estaria centralizada em um único local, permitindo que usuários obtenham o melhor preço possível para suas transações. No mundo real, isso raramente acontece. Na prática, a liquidez está espalhada por diversos pools e blockchains.
É nesse contexto que o novo lançamento da Uniswap emerge como uma solução necessária. Ele age como um agregador de liquidez altamente eficiente, fornecendo uma única interface através da qual os usuários podem acessar a liquidez de múltiplos pools e blockchains. Isso permite uma melhor análise de preços e custos de transação, permitindo que usuários encontrem as taxas mais baixas, melhorando a eficiência do mercado e a experiência do usuário.
A Arquitetura do UniswapX
A questão de como o novo protocolo funciona é complexa. O produto aborda a complexa tarefa de manobrar liquidez, extremamente inconstante, entre diferentes redes de uma forma prática: externalizando essa complexidade para uma rede de terceiros, que competem para preencher a liquidez, por meio de solicitações enviadas pelo protocolo, e então, receber as taxas da transação que possibilitaram.
Além disso, o UniswapX também diminue os custos das “taxas de gás”. Resumidamente, estas são taxas que os usuários pagam aos mineradores/stakers de uma moeda para terem suas operações incluídas em um bloco e validadas na rede. Essas taxas servem como um incentivo para processarem a sua transação. O UniswapX permite trocas sem gás. Este é um grande passo para eliminar a necessidade dos usuários de pagar pelo gás, que em muitas redes, acaba representando um custo elevado.
Com a previsão de lançamento de uma versão cross-chain ainda este ano, o UniswapX promete revolucionar o mercado DeFi, possibilitando trocas contínuas e confiáveis entre diferentes redes blockchain. Com o desenvolvimento desse produto e outros similares, a negociação DeFi se tornará cada vez mais simplificada, eficiente e acessível a todos.