A Nasdaq anunciou recentemente que vai abandonar o projeto de custódia de criptomoedas. Anteriormente, a empresa esperava por uma aprovação da regulação do mercado cripto, mas desistiu por incertezas regulatórias.
Responsável pela bolsa de valores norte-americana, a Nasdaq planejava lançar o serviço de custódia de criptomoedas ainda no segundo semestre de 2023. A informação sobre a desistência do negócio foi divulgada nesta quarta-feira (19).
De acordo com a CEO da Nasdaq, Adena Friedman, o ambiente regulatório do mercado cripto nos EUA é instável. Sendo assim, a empresa desistiu de oferecer serviços relacionados à criptomoedas.
Nasdaq desiste de criptomoedas
O cenário impreciso da regulação cripto nos Estados Unidos foi somente um dos motivos que levaram a Nasdaq de desistir do serviço de custódia de criptomoedas. Segundo a empresa, o cenário econômico atual também é desfavorável para a oferta desse tipo de serviço no mercado financeiro.
Por outro lado, a empresa destacou que continuará a apoiar a adoção de criptomoedas em todo o mundo. Embora tenha desistido da custódia de criptomoedas, a Nasdaq está envolvida com o lançamento de fundos ETFs, com exposição em ativos digitais.
Juntamente com a BlackRock, a Nasdaq tenta aprovar um ETf de bitcoin através da SEC dos EUA. O fundo, com exposição 100% em BTC, é um ETF spot, ou seja, leva em consideração o preço atual da criptomoeda.
Regulação cripto
Enquanto os EUA ainda não aprovaram uma regulação para o mercado cripto, países como o Brasil já discutem regras para as criptomoedas. No Brasil, o Marco legal para as criptomoedas foi publicado em junho de 2023.
Nos EUA, a regulação cripto ainda está sendo debatida, e a SEC já apresentou alguns pareceres sobre a oferta de tokens que podem ser classificados como valor mobiliário.
Por outro lado, empresas como a BlackRock esperam pela aprovação de ETFs com exposição em criptomoedas no país. Até então, a oferta desse tipo de investimento é proibida nos Estados Unidos.