O sistema instantâneo de transações digitais de dinheiro, conhecido no Brasil como Pix, ganhará uma versão norte-americana. De acordo com o FED dos EUA, a novidade está disponível para a população desde o dia 20 de julho de 2023.
O Pix dos EUA é semelhante ao sistema que se popularizou no Brasil para a transferência de valores. Sem custo, e com operações acontecendo a qualquer hora do dia, o sistema se transformou na forma mais popular para transações de dinheiro entre os brasileiros.
Enquanto no Brasil o sistema recebe o nome de Pix, nos EUA o negócio se chamará FED Now. A proposta do Pix norte-americano possui grandes semelhanças ao Pix brasileiro, que foi oficialmente lançado pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2020.
Pix nos Estados Unidos
Um novo sistema para a transferência de valores está disponível para os norte-americanos. O Fed Now é uma versão americana do Pix brasileiro, e se baseia em transações instantâneas de valores.
Lançado recentemente, no total existem 35 empresas credenciadas para o uso do Fed Now. No entanto, esse número pode aumentar com a adesão ao sistema de transferência de dinheiro.
No Brasil, por exemplo, o Pix se transformou na forma mais utilizada para envio de valores entre os brasileiros. O sistema acabou praticamente com o uso de transações como Ted e Doc, além de superar o uso do cartão de débito.
Transações e pagamentos rápidos
Segundo nota do Fed, a proposta do sistema é atender aos pagamentos que são realizados digitalmente. O presidente do Fed, Jerome Powell, disse que o objetivo do Fed Now é atender aos pagamentos diários.
“O Federal Reserve criou o Fed Now Service para ajudar a fazer pagamentos diários nos próximos anos de maneira mais rápida e conveniente.”
Powell acredita que, assim como no Brasil, o Pix dos EUA deverá provocar uma forte adoção do novo sistema de transferências e pagamentos, aumentando o número de instituições bancárias com integração à plataforma Fed Now.
“Com o tempo, à medida que mais bancos optarem por essa nova ferramenta, os benefícios para os indivíduos e empresas incluirão permitir que uma pessoa receba o contracheque imediatamente, ou uma empresa acesse fundos instantaneamente quando uma fatura for paga”.
Além dos EUA, outros países estudam criar seu próprio Pix. Na Argentina, alguns cidadãos já utilizam o meio de pagamento, para receber em reais e atender a turistas brasileiros. No entanto, o sistema também serve para fugir da inflação acumulada pelo peso argentino.