A PancakeSwap, protocolo de exchanges descentralizadas com a maior quantidade de moedas do mercado, sendo a sexta maior em volume total, anunciou recentemente um programa que trará novos benefícios para os detentores de seu token nativo, o CAKE. A partir de 09 de agosto, “stakers” de CAKE serão recompensados por cada trade que fizerem na plataforma, recebendo uma parcela das taxas coletadas das suas negociações. Além disso, o novo programa conta com um sistema de recomendações, onde as taxas de traders que entraram na plataforma por recomendação serão convertidas, durante um período, em recompensas para o usuário que os recomendou.
O intuito por trás do novo sistema
As taxas que serão distribuídas serão provenientes exclusivamente da negociação de tokens específicos, compondo uma lista que abrange de 80 a 90% de todo o volume de negociação da PancakeSwap v3, que é a maior das 4 plataformas que constituem o protocolo PancakeSwap.
Essa é uma iniciativa de longo prazo que tem como objetivo tornar mais direta e objetiva a correlação entre o token CAKE e crescimento da PancakeSwap, além de aumentar a liquidez disponível nos pares de negociação da plataforma selecionados para integrar o programa.
Surge, então, uma relação vantajosa entre os usuários e a plataforma: as recompensas dos stakers de CAKE e afiliados estão atreladas ao crescimento da PancakeSwap, portanto, quanto mais crescimento, maior será o volume, o que resulta em mais recompensas, aumentando a atratividade do token e incentivando o crescimento da exchange.
Como funciona o sistema de recompensas?
As recompensas são divididas entre os stakers de CAKE que ativamente utilizam a plataforma para trades, e são bem atraentes: Para os produtos PancakeSwap V2, V3, Stableswap, a taxa de comissão é de 3%, enquanto para os Perpetuals, a taxa é de 20%. Além disso, no sistema de recomendações, é possível efetuar o compartilhamento desses lucros com os usuários que você recomendou, de forma personalizada, podendo chegar a até 100% das recompensas.
Para ser elegível para comissões, as negociações devem ser feitas com tokens pareados com pelo menos 1 token principal (ou seja, BNB, BTC, BUSD, ETH, USDT e/ou USDC). Os stakers de CAKE de junho e julho receberão recompensas das taxas de negociação colhidas nesses meses a partir de 09 de agosto.
Com isso, vale ressaltar que para poder participar do programa de afiliados e colher lucros de usuários recomendados, é necessário ter pelo menos 10.000 seguidores em plataformas de mídia social, além de um histórico comprovado de criação de conteúdo de qualidade relacionado a cripto e DeFi. Os afiliados ganham comissões das taxas de negociação geradas pelos usuários recomendados por um período limitado de tempo. As comissões são pagas mensalmente, e podem ser resgatadas em tokens CAKE.
O novo sistema da DEX garante que o valor do CAKE não seja diluído, aumentando seu valor intrínseco, ao aumentar os benefícios reais de possuir CAKE. Isso pode atuar como uma ferramenta para mitigar a inflação do ativo, fortalecendo a sustentabilidade e o crescimento focado na comunidade da plataforma.