Recentemente, uma nova criptomoeda foi lançada no mercado cripto pelo mesmo criador da ferramenta de I.A.,o ChatGPT. Chamada worldcoin (WLD), a moeda digital está levantando discussões sobre proteção de dados, e um país já suspendeu as atividades da startup por trás do projeto.
De acordo com o governo do Quênia, a worldcoin não poderá mais coletar dados dos usuários no país. Antes da proibição, a empresa estava escaneando as íris dos usuários, em troca de criptomoedas de graça.
No entanto, o governo queniano suspendeu as atividades da worldcoin em todo o país. A decisão foi tomada pela falta de clareza no tratamento dos dados que estão sendo recolhidos pela startup que criou a criptomoeda.
Criptomoeda é proibida no Quênia
A worldcoin foi proibida no Quênia depois de uma decisão do governo local. Segundo as autoridades, falta clareza sobre o armazenamento de informações dos quenianos que participaram do projeto da WDL.
Portanto, as atividades da startup que criou a criptomoeda foram suspensas em todo o país, até que a segurança do projeto seja avaliada pelo governo queniano. A empresa por trás da worldcoin ainda não se manifestou sobre o caso.
Mas, o Quênia não é o único país a criar um alerta para a criptomoeda criada pelo desenvolvedor do ChatGPT. A França também anunciou que investigará a moeda digital, que escaneia a íris dos usuários em troca de algumas unidades do ativo de graça.
Worldcoin no Brasil
Além do Quênia, a worldcoin também chegou no Brasil. O país, conhecido como um dos maiores utilizadores do ChatGPT na América Latina, recebeu alguns pontos da WLD em São Paulo – SP.
No total, quatro lugares estão distribuindo criptomoedas de graça na cidade. Em troca disso, os usuários têm as suas íris escaneadas pela empresa que criou a worldcoin. Por enquanto, o Brasil não se pronunciou sobre as informações coletadas pela startup.
Por outro lado, a worldcoin possui um projeto ambicioso que pretende não somente criar uma moeda universal, como fornecer uma renda básica em todo o mundo através da criptomoeda. Atualmente, cada unidade da worldcoin está sendo negociada no mercado cripto por cerca de US$ 2,30, através do par WLD/USD.