A MakerDAO atraiu R$ 3,4 milhões em depósitos nesta quarta (9) após aumentar a Taxa de Poupança DAI (DAI Savings Rate) de 3.3% para 8%. Essa decisão teve como objetivo promover a adoção da stablecoin DAI, Spark, e do sistema de poupança, que tem seus retornos projetados para diminuir à medida que o valor total bloqueado (TVL, valor travado em staking) aumenta.
O efeito do aumento de rentabilidade
A decisão de aumentar o DSR teve um impacto significativo nas finanças da MakerDAO. O valor aportado no sistema de poupança triplicou para mais de 5 bilhões de reais desde o aumento da taxa. Essa entrada de capital, por sua vez, levou a atração de grandes investidores, como Justin Sun, fundador da Tron, que trocou mais de 90.000 stETH por 77.8M DAI e depositou no DSR.
Ademais, os desenvolvimentos positivos não se limitaram aos produtos da MakerDAO. O Spark Protocol, uma componente do protocolo de empréstimo Aave v3, que foi lançado em parceria com a MakerDAO, viu seu valor aportado aumentar 750% em quatro dias após o aumento da rentabilidade do DSR.
Uma estratégia confiável
Os desenvolvedores da MakerDAO já haviam aplicado essa estratégia no passado, aumentando a taxa de 1% para 3.3% em maio deste ano. Apesar de já ter realizado parcerias com a Aave, a medida foi necessária como uma tentativa de proteger a participação de mercado da DAI contra a nova stablecoin concorrente lançada pela Aave (GHO). A concorrência também envolveu o token da Curve Finance (CrvUSD). Essas duas moedas estáveis permitem que os usuários criem novas stablecoins usando depósitos rentáveis (fundos colocados em protocolos DeFi que geram juros ou rendimentos), representando uma competente opção alternativa à DAI.
Em resumo, o aumento da rentabilidade da poupança da DAI é uma estratégia agressiva para promover a adoção da DAI e competir com concorrentes emergentes. E está funcionando maravilhosamente.