A Coca-Cola, em colaboração com a Coinbase, lançou sua coleção “Masterpiece” de NFTs na rede Ethereum da Coinbase, chamada Base. A iniciativa, parte da campanha “Onchain Summer” da Coinbase, foi anunciada em 13 de agosto de 2023.
A campanha
A coleção “Masterpiece” combina imagens icônicas de produtos da Coca-Cola com obras de arte moderna e histórica. Além dos artistas modernos e emergentes, a coleção também apresenta obras-primas históricas como “O Grito” de Edvard Munch.
Foram lançados oito NFTs, com preços variando de 0.0011 ETH a 0.014 ETH, e alguns deles estão sendo negociados abaixo de seu preço original na OpenSea. 50.000 NFTs foram criados durante a iniciativa usando a plataforma mint.fun, e a próxima quarta-feira é o último dia no qual será possível gerar novos NFT’s da coleção.
Coca-Cola e os NFT’s
Vale mencionar que essa não é a primeira campanha da Coca-Cola que distribue NFTs. Em julho de 2021, a empresa leiloou quatro NFTs que arrecadaram mais de $575.000 para caridade. Além disso, em julho de 2022, a empresa lançou 136 colecionáveis para comemorar o Mês do Orgulho.
O proposito da iniciativa “Onchain Summer”, por sua vez, é celebrar o lançamento da blockchain da Coinbase, utilizando-a para veicular uma série de projetos de arte, jogos e música, todos hospedados na blockchain.
À medida que marcas tradicionais como a Coca-Cola abraçam cada vez mais os NFT’s, as fronteiras entre os mundos físico e digital se tornam cada vez menos pronunciadas. Daí surge a genialidade da integração entre arte histórica e contemporânea nesta coleção: Ela sublinha as possibilidades ilimitadas que a fusão da tecnologia e da arte trarão para o futuro, tanto no que diz respeito à forma como fazemos arte, como a forma que a consumimos.