A Binance lançou a opBNB nesta quarta-feira (16), projetada para otimizar e expandir a capacidade da Binance Smart Chain (BSC). Apesar da proposta simples e objetivo, o novo projeto da Binance não é uma adição trivial à sua rede principal.
A Binance Smart Chain é uma plataforma blockchain que permite, além de transações dos mais variados ativos com taxas extremamente acessiveis, a criação de aplicativos descentralizados (dApps) e contratos inteligentes. Com o crescimento exponencial desses aplicativos e da quantidade de transações na rede, surgiu a necessidade de soluções para tornar possível atender a alta demanda, de forma que não comprometa a velocidade e eficiência da rede.
A segunda camada da BSC
A necessidade de aumentar a capacidade da rede BSC é o fator motivador para criação da opBNB. Quando blockchains ficam sobrecarregadas, geralmente é adicionado um “Layer 2”, uma rede secundária construída sobre a camada principal de uma blockchain, projetada para desfazer gargalos e otimizar o processamento. A opBNB é um desses protocolos de “Layer 2”. Sua implementação permite transações mais rápidas, reduzindo taxas e, essencialmente, aumentando a escalabilidade da BSC.
O lançamento da opBNB foi meticuloso. Após a implementação de uma Testnet (blockchain experimental, separada para testes) que envolveu mais de 400.000 wallets, testando o processamento de mais de 7 milhões de transações on-chain, a opBNB foi finalmente lançada na mainnet BSC. Isso permitiu que os desenvolvedores da infraestrutura que complementa a nova rede tivessem acesso antecipado, de forma que a rede esteja polida e acessível quando a rede for aberta ao público geral, evento esperado para o fim de agosto ou início de setembro.
O impacto da opBNB
A opBNB tem sua construção baseada no protocolo Optimism OP Stack Bedrock, decisão que dá a rede velocidades e segurança incomparáveis. Por isso, a opBNB também tem como efeito a aprimoração dos sistemas à prova de fraude da Binance.
Em termos de repercussão de mercado, a corretora registrou um considerável volume de atividade durante o teste do opBNB, com as transações diárias variando entre 100-150 mil. Além disso, mais de 40 dApps foram implantados durante esse periodo, que durou um mês e meio.