Parece que a estratégia de investimento em bitcoin (BTC) resultou em lucro para El Salvador. Recentemente, o país apresentou os títulos de investimentos com a melhor performance entre os países considerados emergentes.
De acordo com o fechamento semestral do mercado financeiro, os títulos soberanos emitidos por El Salvador tiveram um lucro de 70% no ano, até agora. O desempenho é resultado da gestão financeira do país que está recomprando dívidas oriundas de empréstimos.
Mas, além disso, El Salvador adotou o bitcoin como forma de pagamento nos últimos dois anos. A criptomoeda também se transformou em moeda oficial, iniciando-se uma ampla adoção no país ainda em 2021.
Dessa forma, o bitcoin se transformou em parte do Tesouro de El Salvador. O país, anunciou recentemente a recompra de uma dívida de US$ 800 milhões, o que representa uma gestão financeira assertiva liderada pelo presidente de El Salvador, Nayib Bukele.
Títulos com lucro e investimento em bitcoin
El Salvador investe em bitcoin como forma de reserva de valor. Desde que o país declarou o BTC como moeda oficial, Nayib Bukele aumentou a reserva da criptomoeda em busca de esperar por uma valorização a longo prazo.
O resultado disso foi uma reestruturação econômica para El Salvador, considerado um país emergente. O investimento em bitcoin foi visto com desconfiança pela comunidade latino-americana, no entanto, a estratégia diversificou a reserva de valor do país.
Com essa diversificação, El Salvador alcançou um retorno de 70% para títulos emitidos pelo país. Ou seja, uma das melhores performances do mercado de títulos emitidos em dólar norte-americano.
El Salvador atrai investidores
O retorno obtido pelos títulos de El Salvador está atraindo a atenção de grandes investidores do mercado financeiro. Por outro lado, empresas e bancos como JPMorgan, Eaton Vance e PGIM Fixed Income, acreditam que o título de dívida de El Salvador deve continuar subindo.
Sendo assim, essas empresas recomendam ou investiram nos títulos de El Salvador recentemente. Segundo a Bloomberg, os títulos também atraíram a atenção de negócios e gestoras de investimentos, como:
- Eaton Vance
- PGIM
- Lord Abbett
- Neuberger Berman Group
- UBS Group
Blockchain para emitir títulos
Além de ser considerado o primeiro país a adotar o bitcoin como moeda oficial, El Salvador é conhecido por seu pioneirismo diante do mercado cripto.
Portanto, enquanto os Estados Unidos ainda estudam aprovar ETFs de bitcoin com preço à vista, em El Salvador os títulos de dívidas já são emitidos a partir da tecnologia blockchain. A proposta, aprovada recentemente pelo Senado do país, permitirá que títulos soberanos sejam emitidos através de criptomoedas como o bitcoin.