A Binance tomou a decisão estratégica de encerrar o suporte para BUSD, sua stablecoin, até o final de 2023. A ação é consequência da crescente pressão regulatória enfrentada pela corretora e pela Paxos, a responsável pela emissão do BUSD para Binance.
A causa do encerramento
A Paxos Trust Company foi um dos principais alvos das recentes pressões regulatórias que estão sendo executadas pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). Foram levantadas alegações de que a stablecoin por eles emitida estava sendo oferecida de forma indevida, pois deveria ser registrada e regulamentada um ativo de valor mobiliário. Como resposta a essa pressão legal, a Paxos foi forçada a suspender a emissão de novos tokens BUSD desde o dia 21 de fevereiro deste ano, deixando a BUSD estagnada.
A Rota final do BUSD
Com uma capitalização de mercado ultrapassando os R$ 15 bilhões, o encerramento da circulação de BUSD pode gerar volatilidade no mercado cripto. Investidores e traders serão forçados a buscarem stablecoins alternativas, e venderão seus tokens em massa, temendo sua desvalorização.
Por isso, a Binance já está se movimentando para orientar seus usuários neste novo cenário. A exchange se mostrou preparada para continuar a preservar a paridade da moeda com o dólar, e incentivou os detentores de BUSD a começarem a converter suas moedas para outros ativos disponíveis.
Um destaque particular é a recomendação de conversão para a “First Digital USD” (FDUSD) – uma stablecoin lançada em junho, com base em Hong Kong, da First Digital Group. Esta moeda teve sua estreia na Binance em julho e agora serve como uma alternativa para BUSD. Vale notar que as conversões de BUSD para FDUSD estão isentas de taxas na plataforma.
No total, oito pares BUSD foram deslistados em 30 de agosto, confirmando o início do processo de encerramento da negociação da stablecoin. No final do processo, em 2024, O BUSD será comprado pela Paxos Trust Company.