A Ark Investment Management e a 21Shares, empresas de serviços financeiros dos Estados Unidos, solicitaram ao órgão regulador local a criação de um ETF spot de Ethereum (ETH). Caso seja aprovado, este seria o primeiro produto do tipo no país.
ETF é a sigla em inglês para Fundo Negociado em Bolsa, e se trata de um ativo ou cesta de ativos que é negociada em uma bolsa de ações e valores mobiliários. Um ETF spot é um tipo de fundo que negocia ativos no mercado à vista, e não no mercado de futuros.
Esta distinção é importante, pois até o momento a SEC, instituição que regulamenta o setor financeiro dos EUA, somente aprovou ETFs de Bitcoin no mercado de futuros. Apesar dos vários pedidos de gigantes do mercado financeiro tradicional, a SEC recusou e adiou vários pedidos nos últimos anos.
Um ETF de ETH permitiria aos investidores obter exposição ao criptoativo, sem a necessidade de realizar o saque e a auto-custódia. O instrumento financeiro tenderia a ser mais utilizado por investidores tradicionais, acostumados a lidar com as negociações no mercado de ações.
Cathie Wood, CEO da Ark Invest, comentou sobre o pedido:
“Tem havido tanta controvérsia regulatória sobre um ETF spot de Bitcoin que acho que muitas pessoas pensaram que era um passo longe demais, mas nós não. E é sempre bom ser o primeiro.”
Corrida pelo ETF de Bitcoin
Gigantes financeiras, como BlackRock, Fidelity e Grayscale estão aguardando aprovação da SEC para lançar os seus ETFs no mercado. Com um mercado acionário de trilhões de dólares, a aprovação de um ETF de Bitcoin abriria um mercado gigantesco para o crescimento do setor.
Recentemente, a Grayscale, a maior gestora de criptoativos do mundo, ganhou um processo contra a SEC em um tribunal dos Estados Unidos. Agora, a empresa está mais próxima de converter o seu fundo GBTC em um ETF. No entanto, a companhia ainda aguarda nova decisão da SEC.