Michael Barr, vice-presidente do conselho do Federal Reserve (Banco Central do Estados Unidos), realizou recentemente um discurso na Sétima Conferência Anual de Fintech do Federal Reserve Bank da Filadélfia.
Na ocasião, Barr comentou sobre a importância de uma regulamentação no mercado de stablecoins e ativos digitais. Segundo o executivo, o crescimento generalizado dessa classe ativos pode representar um risco significativo para a economia do país.
Barr afirmou:
“Continuo profundamente preocupado com a emissão de stablecoins sem uma forte supervisão federal. Como mencionei anteriormente, as stablecoins são uma forma de dinheiro, e a principal fonte de credibilidade monetária é o banco central.
Se as stablecoins não regulamentadas federalmente se tornassem um meio de pagamento e reserva de valor generalizado, poderiam representar riscos significativos para a estabilidade financeira, a política monetária e o sistema de pagamentos dos EUA.”
O membro do Fed também comentou que a instituição está observando estas tecnologias financeiras em ascensão como forma para tornar mais eficiente o sistema financeiro tradicional:
“Separadamente, estamos empenhados em esforços para compreender a próxima geração de tecnologia de pagamentos e como ela pode ser usada para apoiar um sistema de pagamentos seguro e eficiente. À medida que o ritmo da inovação aumenta, o cenário de pagamentos continua a evoluir com o surgimento de novas plataformas de pagamentos programáveis, incluindo aquelas construídas sobre tecnologia de contabilidade distribuída e tecnologia blockchain, e novas formas de ativos digitais, como criptomoedas, stablecoins e moedas digitais de banco centrais (CBDCs).”
Stablecoins e o impacto na economia mundial
As stablecoins cresceram exponencialmente nos últimos anos, com o mercado alcançando a expressiva marca de US$ 120 bilhões em capitalização. Estes ativos estão intimamente ligados com o mercado de criptomoedas, visto que estes tokens são registrados em blockchains públicas, como Ethereum e Bitcoin.
Por sua, o valor parcial ou total dessas stablecoins é em vários casos lastreado em criptomoedas estabelecidas, como bitcoin ou ether. Por exemplo, a Tether Limited, empresa emissora do USDT, possui bitcoin e outros ativos do mercado tradicional em suas reservas para justificar o valor da stable.
Recentemente, o Block Market anunciou que a Tether se tornou a 22° maior detentora de títulos do governo dos Estados Unidos, ultrapassando diversos países. Este movimento demonstra a força e relevância do mercado de ativos digitais para a economia global.