A integração do Solana com a MetaMask (carteira cripto que permite aos usuários gerenciar seus ativos digitais e interagir com DApps) através do Snaps é um marco significativo no mundo das criptomoedas. Esta colaboração promete facilitar os usuários com o sistema Solana, que tem se destacado como uma das blockchains mais rápidas e eficientes atualmente.
O que são Snaps?
Snaps são uma funcionalidade da MetaMask que permite aos desenvolvedores terceiros lançar DApps chamados “Snaps”. Os Snaps são uma funcionalidade que amplia as capacidades da carteira MetaMask, possibilitando aos usuários a interação com diversas redes blockchain.
A Integração do Solana com a MetaMask
A integração do Solana com a MetaMask foi possível graças ao Snaps. A Solflare, uma carteira específica para Solana, introduziu um Snap que possibilita aos usuários da MetaMask administrar seus ativos Solana diretamente através da carteira MetaMask.
Isso implica que os usuários têm agora a capacidade de administrar o SOL (token nativo da Solana), tokens da Biblioteca de Programas Solana (SPL) e NFTs baseados em Solana, tudo diretamente de suas carteiras MetaMask. Adicionalmente, os DApps da Solana estão agora acessíveis na MetaMask.
O confundador da Solflare, Filip Dragoslavic, disse que essa integração elimina a necessidade de instalar uma nova carteira, um obstáculo que tem impedido muitos usuários em potencial de interagir com a rede Solana. Agora, os usuários podem simplesmente utilizar a MetaMask, que se mantém como a carteira de criptomoedas mais popular, com mais de 100 milhões de usuários.
“Solana tem um ecossistema de aplicativos incrivelmente vibrante, muitos dos quais só são possíveis em Solana. Esta integração pode ser uma virada de jogo para apresentar a maior base de usuários da Web3 para experimentar Solana e ver por si mesmos”, disse Dragoslavic em um comunicado.
Atualmente, existem 34 Snaps disponíveis que foram auditados e aprovados pela Consensys, a empresa controladora da MetaMask. Com o tempo, essa estrutura autorizada se tornará mais descentralizada, dependendo mais da comunidade, conforme mencionado por Christian Montoya, responsável sênior pelo produta MetaMask Snaps.
Montoya diz ainda que a responsabilidade dessa comunidade ficará responsável por verificar e aprovar novos Snaps.