As opções são contratos financeiros que dão a um comprador o direito, mas não a obrigação, de comprar ou vender um ativo subjacente a um preço específico (preço de exercício) em uma data futura predeterminada (data de vencimento), enquanto ao vendedor, resta a obrigação de honrar com o direito ao qual a opção dá. Essa definição reflete o conceito fundamental das opções, que é a sua natureza de escolha por realizar um contrato de compra ou venda a ser honrado no futuro. Podemos resumi-la em dois tipos:
Call (direito de comprar)
Ao invés de comprar hoje 1 unidade de bitcoin em 20k , você pode comprar o direito de comprar 1 bitcoin em 20k daqui 2 meses pagando 8% do valor atual. É como se fosse um sinal para pedir a reserva de uma casa ao corretor. Caso o ativo venha a subir, a sua call também ganha valor.
Put (direito de vender)
Exercem a função de seguro, as pessoas compram o direito de vender quando acreditam que o ativo pode cair mas não se sentem confortáveis em liquidar sua posição atual, por isso pagam uma fração do valor do ativo por essa proteção. Caso o pior aconteça, a valorização das puts cobrem os danos causados pelas perdas da carteira. Vale pontuar que muitos investidores encaram a venda de puts como uma forma de atuar como seguradora no mercado financeiro, e assim ganham pequenas taxas consistentemente.
Por que operar opções ao invés do ativo spot?
Segundo o analista de derivativos do Blockmarket Research, Lucas Mattos, 5 fatores se destacam quando o assunto é investimento em opções no mercado de criptoativos.
1 – Baixo custo de entrada.
Não é necessário muito dinheiro para entrar. Com 5 a 10% do valor do ativo já é possível se expor a uma unidade. No caso de criptomoedas, melhor ainda, você pode se expor a 0,5 bitcoin com apenas 0,025 bitcoin.
2 – Eficiência de capital.
Ao invés de alocar 100% da conta em BTC ou ETH e assumir um risco de ver o portfólio -40%, você pode alocar 10% em opções e ter o mesmo efeito positivo caso o ativo suba assumindo um risco bem menor. E o que fazer com os outros 90% da conta? Alocar em investimentos mais seguros.
3 – Gestão de risco (o mais importante).
Sem dúvidas é a forma mais segura de se alavancar. Nas opções não existe o risco de liquidação caso você compre opções para se alavancar. Se o ativo for contra a direção que você está “apostando”, podemos ver sua posição bem negativa, mas ao menos você está posicionado caso seja apenas uma armadilha temporária do mercado. Caso você opte por fazer operações estruturadas, é possível fazer um swing trade completamente blindado contra stops desnecessários.
4- Ganhos em 3 dimensões: tempo, volatilidade e direção do preço.
Diferente do trade convencional onde se ganha somente no sobe e desce. Nas opções você é livre para criar estratégias e ganhar com a certeza da passagem do tempo, com o aumento ou diminuição da volatilidade e também acertando a direção do preço com mais alavancagem e gestão de risco.
5 – “Valorização ou renda passiva?“.
Como já citamos, nas opções você é livre para criar estratégias e explorar diversas dimensões. Existem operações com foco em renda passiva onde o retorno é mais conservador, mas serve bem para aqueles que gostam de riscos menores e buscam somente uma rentabilidade mensal. Para quem quer retornos agressivos de 30%, 60% e até 100% em um ano, é possível fazer isso com mais responsabilidade no mundo das opções.
Em suma, quando comparadas com o mercado futuro e spot, fica claro que as opções oferecem uma abordagem mais flexível e menos arriscada para os investidores. A capacidade de limitar as perdas enquanto ainda se beneficia das oscilações do mercado é uma característica valiosa das opções. Além disso, a alavancagem controlada e a diversificação de estratégias que o mercado de opções possibilita pode potencialmente aumentar a rentabilidade. Embora o mercado futuro tenha o seu lugar e seja adequado para determinados investidores, as opções muitas vezes emergem como uma alternativa que combina segurança e oportunidade de lucro de forma mais equilibrada. Portanto, é fundamental que os investidores considerem cuidadosamente suas metas e tolerância ao risco ao tomar decisões financeiras, mas as opções podem, sem dúvida, ser uma ferramenta valiosa para quem busca uma maior segurança e rentabilidade em seus investimentos.