A Marinha do Brasil promoveu a Semana da Educação Financeira no Núcleo de Assistência Social do Centro de Instrução Almirante Alexandrino. Dentre os cursos presentes no evento, está um treinamento sobre criptomoedas.
No total, 739 militares e servidores da instituição compareceram ao evento. Fábio Cardoso de Jesus, 2° SG da Marinha, elogiou a organização do evento:
“Venho agradecer ao setor NAS pela iniciativa de trazer à nossa classe de militares o conhecimento da educação financeira. Pois a pouco tempo, foi publicada uma matéria da grande quantidade de militares que estão endividados.
E cujos graduados, em especial os sargentos, possuem o maior percentual no vermelho. Tenho certeza que esta palestra trará excelentes resultados para um país que vive com a escassez da educação financeira. Obrigado.”
Além dos cursos gerais que foram apresentados na Diretoria de Assistência Social da Marinha, 20 militares e servidores foram selecionados para realizar um treinamento que deve ocorrer em setembro e novembro.
No eixo de “investimento” na seção “Como investir do zero” foram abordados diversos tipos de investimento, incluindo renda fixa e criptomoedas.
Aparentemente, não foram abordadas questões técnicas relacionadas à custódia de bitcoin e criptoativos.
Em maio de 2022, o FBI e a CIA realizaram um treinamento com a Polícia Federal do Brasil sobre criptomoedas.
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, reforçou a necessidade treinamentos técnicos para membros das forças públicas:
“Investimos intensamente no aperfeiçoamento técnico para que agentes de segurança estejam atualizados nas formas mais avançadas de repressão e enfrentamento ao crime. Os bandidos estão agindo cada vez mais na internet e queremos seguir no endurecimento dessa prática.”