A CPI das Pirâmides Financeiras continua investigando crimes financeiros envolvendo ativos como criptomoedas. Dessa vez, a comissão pediu a quebra de sigilo bancário das principais exchanges do mercado cripto brasileiro.
De acordo com a última reunião dos parlamentares, essas plataformas que negociam criptomoedas devem ter o sigilo bancário quebrado em busca de informações sobre movimentações suspeitas.
Dessa forma, a ideia do pedido é identificar transações de investidores e empresas que podem ter relações com esquemas de pirâmides financeiras. Além da Foxbit e da Binance, outras exchanges foram mencionadas, como:
- Bitso
- Mercado Bitcoin
- Novadax
- Ripio
- BitcoinTrade
- Digitra
- Bitcoin2You
- Coinext
Além da quebra do sigilo bancário, a comissão solicitou a quebra do sigilo fiscal das exchanges mencionadas acima. Anteriormente, alguns representantes dessas empresas foram convidados pela CPI das Pirâmides Financeiras.
Binance na CPI das Pirâmides Financeiras
Semanalmente, a CPI das Pirâmides Financeiras se reúne em Brasília (DF) após a iniciação da investigação de crimes financeiros com criptomoedas. No entanto, outras empresas também são investigadas pela comissão, como a 123Milhas, por exemplo.
Ou seja, no caso da Binance, o diretor-geral da empresa no Brasil, Guilherme Haddad Nazar, já havia sido convidado para depor na CPI das Pirâmides Financeiras. Sendo assim, na ocasião, os parlamentares solicitaram da exchange a lista dos 700 maiores investidores por volume de negociação.