O Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, publicou um documento comentando sobre o mercado de tokenização de ativos. A instituição destacou o potencial do setor para mudar a forma como os mercados financeiros funcionam.
O que é a tokenização de ativos?
Uma das funções básicas das redes blockchain é a capacidade de registrar tokens, que podem ser associados a ativos financeiros. Qualquer ativo ou propriedade pode ser registrado em blockchain, como ações, imóveis, obras de arte e títulos.
Por meio dessa tecnologia, os mercados podem potencialmente se tornar mais eficientes. Por exemplo, estas redes podem promover a redução de custos na transferência e custódia desses ativos. Além disso, as redes blockchain não possuem fronteiras ou barreiras geográficas, funcionando de modo ininterrupto.
A tokenização de ativos também pode potencialmente melhorar a liquidez do mercado, visto que permite que os ativos sejam negociados por meio de diversos mercados secundários, ou mesmo através de vendedores p2p.
Documento do Fed
O documento, intitulado: “Tokenização: Visão Geral e Implicações para a Estabilidade Financeira” comenta sobre o potencial que os ativos tokenizados tem para mudar os mercados financeiros:
“As tokenizações têm o potencial de fornecer uma variedade de benefícios, incluindo conceder aos investidores acesso a mercados que de outra forma seriam inacessíveis ou caros para entrar.
Por exemplo, as tokenizações imobiliárias podem permitir o investimento numa fração do ativo subjacente, com os investidores capazes de comprar ações em edifícios comerciais ou investimentos residenciais específicos, em oposição aos fundos de investimento imobiliário (REITs), onde os investidores possuem ações de uma carteira de investimentos imobiliários.
De forma mais geral, a programabilidade dos tokens cripto e a capacidade de alavancar contratos inteligentes permitem recursos adicionais que podem ser incorporados ao ativo tokenizado, o que também pode beneficiar os mercados para os ativos de referência subjacentes.”
Um dos exemplos de maior sucesso no mercado de tokenização são as stablecoins. Estes ativos rastreiam o preço de moedas fiduciárias, como dólar, reais ou euros.