O micro-país Liberland foi invadido pela Croácia no começo da semana. Liberland é um território autoproclamado independente de apenas 7 km². O país foi fundado por libertários e não é oficialmente reconhecido pela maioria dos países.
Outro fato curioso é que Liberland possui o bitcoin como moeda oficial, algo semelhante ao que ocorre em El Salvador. O governo declara que o país existe por meio de um criptoestado.
Invasão da Croácia
A Croácia invadiu Liberland no dia 21 de setembro, curiosamente o Dia Internacional da Paz. Conforme relatado, as forças croatas invadiram e destruíram imóveis e casas de moradores, confiscaram bens e prenderam algumas pessoas.
Um vídeo no canal do Youtube do governo mostra a polícia coagindo os moradores locais:
O governo de Liberland publicou uma nota oficial sobre a ação:
“Procuramos trabalhar com os croatas para encontrar uma solução pacífica e mutuamente benéfica para nossos países. As autoridades da Liberland sempre agiram de acordo com o direito internacional e para evitar confrontos com a polícia de fronteira croata.
Nossa posição é a de que o povo de Liberland deve poder visitar e morar na área sem assédio ou prisão. Nossos cidadãos não estão construindo em solo croata, mas em seu próprio país, a República Livre da Liberland, e não somos uma ameaça ou risco para a Croácia de forma alguma.”
Confira mais um vídeo do governo croata saqueando o pequeno país: