O Maker (MRK), token nativo da rede Maker DAO, está registrando uma alta de cerca de 185% no acumulado do ano. Entenda o que é e para que serve este protocolo e os motivos para essa alta significativa.
O Maker DAO é uma Organização Autônoma Descentralizada que gerencia o protocolo Maker. No maker é possível emitir stablecoins de dólares e outras moedas colaterealizadas em criptoativos, como ether, wbtc e outros tokens.
O Maker é nativo da rede Ethereum. Portanto, só é possível criar stables lastreadas em criptoativos presentes no Ethereum. Logo, não é possível criar stables com tokens lastreados em bitcoin, mas em wrapped bitcoin, um token do Ethereum que rastreia o preço do BTC.
Colapso da Terra Luna
Um dos eventos mais marcantes do mercado de criptomoedas em 2022 foi o colapso do projeto Terra Luna, que também estava fortemente associado ao mercado de stablecoins sintéticas.
Após o colapso do TerraUSD, o Maker passou por uma correção significativa, caindo cerca de 90% desde o topo do mercado em 2021. Apesar dos temores do mercado, o Maker segue com um protocolo sólido, que não apresentou problemas significativos desde sua criação em 2017.
O projeto vem se recuperando desde então, com uma alta significativa em 2023. Confira o gráfico do maker no Coinmarketcap:
Recuperação do setor em 2023
O ano de 2023 está sendo um momento de recuperação para o mercado de criptomoedas. Diversos tokens estão se recuperando das suas mínimas do ano passado. O bitcoin, por exemplo, chegou a quase dobrar de valor no período.
O bitcoin cash tem sido um dos criptoativos com o melhor desempenho no ano. O token triplicou de valor e mais recentemente passou por uma correção local.