Mastercad conclui testes de CBDC baseada em Ethereum na Austrália

O foco do teste foi demonstrar a capacidade de interoperabilidade entre Blockchains públicas e privadas.

Bancos centrais ao redor do mundo estão explorando a tecnologia blockchain visando o desenvolvimento das moedas digitais do banco central, conhecidas como CBDCs.

Nesta quinta-feira (12), a Mastercard, em parceria com o Reserve Bank of Australia (RBA) e o Digital Finance Cooperative Research Centre (DFCRC), concluiu um teste inovador de moeda digital do banco central (CBDC). O projeto explorou a capacidade da Mastercard de viabilizar transações com a CBDC na rede blockchain pública da Ethereum.

“A Mastercard tem visto a demanda dos consumidores para participar do comércio em vários blockchains, incluindo blockchains públicos”, disse Richard Wormald, presidente da Australásia da Mastercard.

A Mastercard demonstrou recentemente como sua tecnologia poderia ser usada para permitir que um detentor de uma moeda digital do banco central (CBDC) adquirisse um token não fungível (NFT) listado na blockchain da Ethereum. Para viabilizar isso, a solução da Mastercard bloqueou a quantidade necessária de CBDC na plataforma do Reserve Bank of Australia (RBA), enquanto cunhava wrapped tokens na Ethereum.

Este teste mostrou a capacidade da Mastercard em manter os controles necessários, mesmo ao realizar transações em blockchains públicas como a Ethereum. A empresa utilizou suas ofertas de Multi Token Network e Crypto Credential, que se concentram em padrões de verificação e interoperabilidade escalável.

Além da Mastercard, o projeto também contou com a participação da empresa australiana de pagamentos Cuscal e do marketplace de NFTs Mintable.

Entendendo o projeto piloto

O Banco Central da Austrália e o Centro de Pesquisa Cooperativa de Finanças Digitais (DFCRC) estão trabalhando em uma versão digital da moeda oficial do país, que seria uma espécie de CBDC. A expectativa é que o projeto piloto faça teste de usos inovadores da moeda. Vale destacar que o Reserve Bank of Australia (RBA) reconheceu que vinha dando pouca atenção a essa questão devido à infraestrutura de pagamentos da Austrália já ser modernizada, motivo pelo qual, até então, termos visto poucos testes do tipo no país.

No entanto, ao observar os resultados do Project Atom, o RBA concluiu que a CBDC poderia ser usada em áreas além de pagamentos e uma alternativa interessante para o sistema financeiro australiano. O piloto de CBDC australiano tem como objetivo explorar diferentes modelos de negócios e possibilidades inovadoras para o uso da moeda digita, a exemplo da tokenização de imóveis, empréstimos com garantia, entre outros.

O projeto também pretende melhorar a compreensão a respeito de aspectos tecnológicos, legais e regulatórios associados à emissão de um CBDC. Como estratégia para identificar esses modelos e usos inovadores de uma versão digital do dólar australiano, o RBA e DFCRC abriram uma chamada para instituições que queriam participar do projeto piloto da CBDC.

Os projetos mais promissores foram selecionados e seus resultados publicados. O ecossistema que compõe o piloto de CBDC é composto por duas plataformas conectadas. Uma projetada e operada pelos participantes convidados e outra pelo DFCRC e operada pelo RBA.

Apenas os projetos aprovados tiveram direito à plataforma eAUD. Na fase de seleção, a conexão entre as 2 plataformas foi via privacy gateway. O DFCRC foi responsável por desenvolver e instalar a plataforma eAUD como uma implementação privada do Ethereum (Quorum).

Neste caso, o RBA ficou responsável pela emissão do CBDC e por atividades de regulação e supervisão. Já os participantes convidados foram responsáveis pelo design e a operação das suas próprias plataformas técnicas para implementar seus projetos.

A primeira etapa do projeto de CBDC na Austrália teve início em setembro de 2022, com a publicação de um white paper para descrever o projeto e convocar submissões de entes interessados até 31 de outubro de 2021. Em seguida, o RBA permitiu que os participantes selecionados tivessem seus projetos de forma preliminar, na plataforma.

A Mastercard é uma das maiores empresas globais no setor financeiro, com vasta experiência em pagamentos digitais. Sua participação no projeto piloto da CBDC na Austrália é um forte indicativo do potencial das moedas digitais.

Em resumo, o programa piloto da CBDC na Austrália representa um passo significativo na evolução das moedas digitais. Com a colaboração entre bancos centrais, instituições financeiras como a Mastercard e plataformas Blockchain como Ethereum, estamos testemunhando o nascimento de uma nova fase do setor financeiro. Uma fase onde as transações são instantâneas, seguras e eficientes. Uma fase onde a inclusão financeira é uma realidade para todos.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img