A Binance, uma das corretoras de criptomoedas mais relevantes do mercado, anunciou em publicação no X (antigo Twitter), que está promovendo a queima de aproximadamente 2,139 milhões de tokens Binance Coin (BNB), avaliados em US$ 453 milhões, com base nos preços atuais.
Esta é a 25ª queima trimestral do token, que é o criptoativo nativo da BNB Chain, uma blockchain cujo código foi inspirado no Ethereum. A BNB Chain, assim como o Ethereum, pode ser utilizada para criação de aplicações descentralizadas, contratos inteligentes e emissão de tokens.
Por ser consideravelmente mais centralizada, devido ao número limitado de nós validadores, a BNB Chain possui custos reduzidos, que permitem transferências de tokens a um custo mais baixo. A rede também hospeda importantes DApps do mercado, como o Pancake Swap, exchange descentralizada inspirada no Uniswap.
Queima de tokens
A queima de um criptoativo ocorre quando ele sai de circulação. Uma forma disso ocorrer é enviar os tokens para um endereço que ninguém conhece a chave privada. A queima de BNBs faz parte do ecossistema da blockchain desde o início.
Inicialmente, a Binance se comprometeu a utilizar 20% dos seus lucros para comprar BNB no mercado e posteriormente queimá-los. No entanto, a queima está agora associada ao preço do criptoativo, bem como pela atividade da rede blockchain.
A queima é uma atividade positiva para o preço do criptoativo, visto que reduz a oferta do token no mercado. Changpeng Zhao, CEO da Binance, comemorou no Twitter, afirmando que o token é deflacionário.
Esta não foi mais uma queima tradicional de tokens da empresa, visto que introduziu o BNB Auto-Burn, um mecanismo que traz maior transparência e automação para o processo de eliminação de criptoativos.
O BNB é o quarto maior criptoativo por valor de mercado, com uma capitalização superior a US$ 32 bilhões, de acordo com dados atuais.