Economista da Heritage Foundation: “Bitcoin e ouro devem subir muito se isso ocorrer”

Confira as opiniões de Peter St Onge, economista da Heritage Foundation, sobre o futuro da economia mundial.

Peter St Onge, economista da Heritage Foundation, afirmou em entrevista ao Kitco News que o bitcoin e o ouro devem se beneficiar muito em uma eventual recessão econômica severa.  Onge destacou que os períodos de estagflação econômica têm sido positivos para “ativos tangíveis”.

Estagflação é o termo que descreve um período de recessão econômica e inflação elevada. De fato, a inflação cresceu em todo o mundo devido a grande impressão de dinheiro que ocorreu no mundo após 2020. Conforme o dinheiro se alastrava pela economia mundial, isto foi sendo refletido no preço dos produtos e serviços.

Agora, há temores que a economia global passe por uma forte recessão, visto que os bancos centrais estão elevando os juros como forma para controlar a inflação. A elevação dos juros tende a provocar uma diminuição da atividade econômica.

Confira as falas do economista:

“Eu ficaria surpreso se o Bitcoin não subisse muito se cairmos nesse tipo de armadilha estagflacionária, em que seguimos aquele padrão dos anos 1970 que era como uma corcunda de camelo (porque subiu uma vez, desceu e voltou novamente).

O ouro subiu seis vezes na década de 1970 – na verdade, durante toda a década, penso que subiu mais do que isso, a prata subiu sete vezes. Estou muito animado para ver o que exatamente acontece lá, mas ficaria surpreso a menos que o Bitcoin também subisse muito.”

Segundo o economista, caso os governos voltem a cortar juros enquanto a inflação permanece alta, isto deve provocar um evento semelhante à crise de 2008.

“Especificamente, eles teriam medo de algum tipo de recessão massiva, talvez não de uma depressão, mas de uma recessão severa. Algo como a crise de 2008.”

De fato, o preço do ouro praticamente dobrou de 2008 a 2011. Após isso, o metal precioso passou por um mercado de baixa que durou cerca de uma década. O ouro se encontra agora em valores próximos a sua máxima histórica.

Muitos analistas esperam que o bitcoin recupere sua tendência histórica de alta após 2024, que é o ano do halving. O halving é um evento na rede bitcoin que reduz pela metade as recompensas da mineração. Historicamente, este evento tem provocado altas exponenciais na criptomoeda.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img