A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou uma notificação de oferta irregular para a exchange 4XC. De acordo com a nota de stop order, a empresa não tem autorização para captar recursos para investimentos mobiliários no Brasil.
Dessa forma, a 4XC foi notificada sobre sua atuação irregular no país, através de uma notificação de stop order. Segundo a comissão, a empresa 4xCube Ltd é responsável pela corretora autuada.
“Comissão de Valores Mobiliários (CVM) alerta ao mercado de capitais e ao público em geral sobre a atuação irregular da corretora 4XC, de responsabilidade da empresa 4xCube Ltd. De acordo com a Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediário (SMI), foram identificados indícios de que a corretora vem buscando captar clientes residentes no Brasil para a realização de operações com valores por meio do site.”
Com a notificação, a empresa deve suspender a oferta desse tipo de investimento no Brasil, declara a CVM.
“Por meio do Ato Declaratório CVM 21.352, a Autarquia determinou à corretora e à empresa a imediata suspensão qualquer oferta pública, de forma direta ou indireta, a investidores residentes no Brasil de oportunidades de investimento em valores mobiliários, pelo fato de não integrarem o sistema de distribuição previsto no art. 15 da Lei 6.385.”
Exchange autuada pela CVM
A CVM solicitou a suspensão da oferta de investimento coletivo promovido pela empresa 4XC. Com a notificação a exchange deve parar de oferecer esse tipo de investimento de forma imediata.
Caso contrário, uma multa será aplicada na exchange e na empresa 4xCube Ltd. A CVM estipulou uma cobrança diária de R$ 1 mil para a empresa. Além disso, a multa pode ser estendida a líderes e responsáveis pela exchange que atua de forma irregular no país.
“Caso a determinação da CVM não seja adotada, a corretora, a empresa e qualquer pessoa que venha a ser identificada como participantes dos atos irregulares estarão sujeitos à multa cominatória diária no valor de R$ 1.000,00.”