Aprovação de ETF deve ter efeito negativo no preço, afirma economista Peter Schiff

Peter Schiff, um conhecido economista crítico do Bitcoin, vem afirmando que o preço da criptomoeda pode cair após aprovação de um ETF de BTC nos EUA.

Peter Schiff, um renomado economista e crítico do Bitcoin, tem feito diversos comentários no X (antigo Twitter) sobre a eventual aprovação de um ETF de Bitcoin (BTC) à vista nos Estados Unidos. 

Segundo Schiff, há muita especulação e expectativa de que o preço da criptomoeda seguirá em alta quando um ETF for aprovado. De acordo com o economista, esta alta recente foi um fruto da especulação dos investidores em torno da aprovação do instrumento financeiro.

No entanto, esta expectativa pode estar antecipando qualquer eventual alta, e que o preço do bitcoin pode cair assim que o ETF for aprovado:

“#Bitcoin agora está sendo negociado a US$ 35 mil, já que os especuladores apostam na aprovação da SEC para a conversão de $GBTC em um ETF. Tal conversa provavelmente marcará o topo da alta, se o Bitcoin não for vendido antes da aprovação. A liquidação será menos severa se a conversão do ETF for rejeitada novamente.”

De fato, existe no mercado o ditado: “compre no boato, venda no fato”. Nem sempre notícias positivas proporcionam altas, visto que o comportamento dos players do mercado não é tão óbvio. Isso ocorre pois pode haver muita especulação por pessoas com informações privilegiadas, ou dos traders antecipando a notícia.

Quando o evento é confirmado, o preço pode cair, visto que os especuladores tendem a realizar lucro ao fechar as posições.

Segundo Schiff, os investidores institucionais não terão muito interesse em comprar bitcoin por meio do ETF neste momento, especialmente após o preço ter disparado esta semana:

“Eu me pergunto quem todos os especuladores #Bitcoin acham que será burro o suficiente para realmente comprar o #BitcoinETF, especialmente depois que o preço subiu tanto puramente pela expectativa de que as pessoas seriam burras o suficiente para comprá-lo.”

Aprovação de ETF é positiva para o Bitcoin

Apesar dos argumentos de Schiff terem algum embasamento, a aprovação de um ETF de Bitcoin é certamente positiva para a criptomoeda e para todo o ecossistema de ativos digitais. Esta aprovação traz maior clareza regulatória e cria um instrumento regulado onde instituições poderão se expor ao preço da criptomoeda de forma simples.

Apesar de ETFs de Bitcoin terem sido aprovados no Brasil, Canadá e Chile, os Estados Unidos possuem de longe o maior mercado financeiro do mundo. Portanto, um ETF de BTC poderá ser uma grande entrada potencial de liquidez no mercado.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img