No dia 31 de outubro de 2008, Satoshi Nakamoto, o ainda anônimo criador do Bitcoin, publicou o white paper da criptomoeda em uma lista de discussão sobre criptografia. O white paper foi hospedado no site Bitcoin.org, onde permanece até hoje.
Satoshi publicou na ocasião:
“Estou trabalhando em um novo sistema de dinheiro eletrônico que é totalmente de ponto a ponto, sem um terceiro de confiança.”
Sob o título: “Bitcoin: Um Sistema de Dinheiro Eletrônico Ponto-a-Ponto”, Satoshi descreveu os funcionamentos básicos do Bitcoin. Apesar de bastante abrangente, o documento não especificou muitos detalhes presentes na criptomoeda.
Curiosamente, Satoshi publicou o white paper no dia de Halloween. Existem diversas especulações sobre o motivo da escolha da data por Satoshi. Uma delas é que este foi também o dia em que Martinho Lutero pregou as 95 teses, lançando as bases para a Reforma Protestante.
Da mesma forma que Lutero estava desafiando o poder da Igreja Católica, Satoshi estava desafiando o poder dos bancos centrais. De fato, um dinheiro digital descentralizado poderia realizar a separação entre dinheiro e estado, lançando as bases para uma nova era da humanidade, e Satoshi sabia dessa possibilidade.
Confira o primeiro parágrafo do documento, que deu origem a toda indústria de criptomoedas:
“Abstract. Uma versão de dinheiro eletrônico puramente ponto-a-ponto permitiria que pagamentos online fossem enviados diretamente de uma pessoa para outra sem a necessidade de passar por uma instituição financeira, como bancos, por exemplo. Assinaturas digitais oferecem uma parte da solução, mas os principais benefícios são perdidos se um intermediário confiável ainda é necessário para prevenir o gasto duplo.”