A empresa responsável pela Wallet of Satoshi (WoS), uma das principais carteiras da Lightning Network, anunciou que está deixando o mercado dos Estados Unidos. O aplicativo da carteira já não pode mais ser encontrado para download no país nas principais lojas de apps.
Além disso, os usuários que possuíam a carteira instalada não podem mais acessar o serviço. A WoS publicou um comunicado no X (Twitter) explicando a situação e afirmou que os clientes no país terão acesso aos seus fundos:
“À nossa valiosa comunidade Wallet of Satoshi nos Estados Unidos da América. Nós nos dedicamos a fornecer a melhor experiência Bitcoin com a Wallet of Satoshi, estando na vanguarda da usabilidade e adoção do Lightning.
No entanto, tomamos a difícil decisão de remover nosso aplicativo das lojas de aplicativos Apple e Google dos EUA e não atenderemos clientes dos EUA daqui para frente.
Ainda não está claro o que motivou a decisão da empresa em sair dos Estados Unidos, que possui o mercado financeiro mais relevante do mundo. No entanto, muitos usuários apontaram que a decisão deve ter sido motivada devido a questões regulatórias.
O desenvolvedor brasieliro João Carvalho apontou que a “WoS precisa cumprir os regulamentos ou leis locais de uma forma que não pode ou não deseja”.
Recentemente, a Binance sofreu uma penalidade de US$ 4,3 bilhões por não cumprir com regulações AML (Anti-Lavagem de Dinheiro), movimento que demonstrou a força das instituições em impor as regulações financeiras locais.
Wallet of Satoshi e a LN
A Wallet of Satoshi é uma carteira de Bitcoin com suporte para Lightning Network, mas que funciona de forma custodial. Isso significa que os fundos dos clientes são mantidos e gerenciados pela fintech.
A WoS se destacou no mercado como uma solução simples para ter acesso à LN, mesmo que de forma custodial. Isso foi fundamental para o crescimento da rede de segunda camada, visto que o uso do protocolo de forma custodial é consideravelmente difícil para usuários que não sejam técnicos.