Um relatório divulgado pela empresa Matrixport nesta quarta-feira (03) indica que os pedidos de ETFs de Bitcoin à vista nos Estados Unidos podem não ser aprovados pela SEC até o dia 10 de janeiro. Os rumores de um possível adiamento por parte da agência reguladora americana foram rapidamente absorvidos pelo mercado causando uma forte queda de 8% no preço do Bitcoin (BTC), e de cerca de 15% em altcoins como Solana (SOL) e Ripple (XRP)
Segundo aponta o relatório, a SEC poderia adiar a decisão sobre o ETF de Bitcoin para o próximo trimestre, devido a requisitos de conformidade e compliance que ainda não foram completamente validados pela agência, indicando uma cautela em relação a segurança dessas aplicações.
No documento divulgado pela Matrixport, o analista Markus Thielen comentou
“O presidente da SEC, Gensler, não está abraçando as criptomoedas nos EUA, e pode até ser bastante improvável esperar que ele vote para aprovar ETFs à vista de Bitcoin até o dia 10. Isso pode ser aprovado até o segundo trimestre de 2024, mas esperamos que a SEC rejeite todas as propostas em janeiro.”
Ações da Coinbase caem 6,7% no EUA
O possível adiamento dos pedidos de ETF de Bitcoin nos EUA também afetou as ações relacionadas a empresas de criptomoedas no país, como a Coinbase Global Inc., que viu suas ações caírem mais de 6% nesta quarta-feira.
A notícia contrasta com o otimismo recente que havia no mercado por uma aprovação dos pedidos até o dia 10 de janeiro.
Apesar disso, gestoras que têm pedidos de ETF em aberto, como a Hashdex, acreditam que há grandes chances dos pedidos serem aprovados até o segundo trimestre de 2024.
“A narrativa em torno desse produto mudou de uma questão de ‘se’ para uma questão de ‘quando. Acreditamos que os investidores dos EUA terão acesso a um ETF de Bitcoin à vista até o segundo trimestre e que um ETF de Ether à vista provavelmente virá em seguida.”