A Stake Together, protocolo de staking criado por desenvolvedores brasileiros, anunciou nesta sexta-feira a implementação da função de restaking em sua plataforma, integrando o que promete ser uma das principais inovações do ecossistema Ethereum para 2024.
O restaking permite que detentores de ETH e tokens de staking líquido (LSTs) que já realizaram staking empreguem seus ativos na validação e proteção de múltiplos protocolos simultaneamente. Essa funcionalidade não só aumenta a descentralização e a segurança da rede, mas também promete inaugurar um novo mercado de “confiança descentralizada”.
Analistas apontam que o restaking deve facilitar que novas soluções e dApps da Ethereum “aluguem” confiança de validadores externos, superando um desafio comum enfrentado por startups e desenvolvedores da Web 3, que investem tempo e recursos elevados de marketing para “atração” desses validadores para suas respectivas redes.
Através do restaking, os devs poderão focar no desenvolvimento dos projetos, terceirizando o trabalho de atração de validadores para protocolos de Restaking, melhorando a eficiência de capital de todo o ecossistema.
Stake Together integrará “rampa” de pagamentos para mais de 186 países
Além do restaking, outra importante atualização anunciada pela Stake Together será a integração de uma solução de “rampa” de pagamentos dentro do seu protocolo DeFi, permitindo que usuários de mais de 186 países comprem Ethereum (ETH) de maneira simplificada através de Dólar, Euro, Pix (Real) e Cartão de crédito.
Segundo Fabricio Miranda, CEO da Stake Together, o objetivo é democratizar o acesso a soluções de staking por usuários menos familiarizados ao ambiente DeFi.
“Estamos implementando a solução de segunda camada da Optimism na Stake Together, visando atender à demanda de usuários em relação a fees (taxas) para realização de staking na Ethereum. Com o lançamento da Optimism nossos ‘stakers’ poderão receber recompensas por participar da descentralização da rede Ethereum com taxas de rede significativamente menores. Nosso objetivo é democratizar o acesso ao ambiente DeFi.
Parceria com a Giveth e integração da Optimism
Recentemente a Giveth, um dos maiores projetos internacionais relacionados à public goods e filantropia na Web3, anunciou uma parceria com a Stake Together para criação de uma pool de staking dentro da plataforma brasileira, na qual parte das recompensas serão destinadas as iniciativas apoiadas pelo GIVpower.
O novo pacote de atualizações Stake Together traz também a integração do protocolo à rede de segunda camada Optimism, visando diminuir as elevadas taxas relacionadas a rede Ethereum, o que promete melhorar consideravelmente os custos para realização de staking dentro da plataforma.