A Hashdex anunciou na última terça-feira (26) que concluiu o processo de conversão de seu antigo fundo de ETF Futuros de Bitcoin em um novo ETF à vista nos EUA. A novidade permite que a gestora aplique uma estratégia inovadora em seu novo fundo, com a inclusão de até 5% de seus ativos em contratos futuros de Bitcoin, proporcionando um acompanhamento mais preciso do preço do BTC e um processo de alocação e resgate mais dinâmico.
O fundo era originalmente baseado em futuros, e agora foi convertido e renomeado para Hashdex Bitcoin ETF, sob o mesmo ticker “DEFI” da qual operava em seu antigo fundo. O processo de conversão havia sido adiado pela SEC meses atrás devido à maior complexidade do produto em relação aos ETFs de Bitcoin à vista tradicionais já listados no mercado.
A partir desta quarta-feira (27) o novo produto passa a ser negociado nas bolsas americanas operando integralmente como um fundo de Bitcoin à vista.
Marcelo Sampaio, CEO da Hashdex, comentou a listagem de mais um fundo da gestora no mercado americano:
“Estamos entusiasmados em finalizar a conversão do ‘DEFI’ para um novo fundo de ETF à vista e, com isso, entregar um produto inovador para o mercado americano, em parceria com o Tidal, que promove nossa missão de capacitar indivíduos e instituições em todo o mundo a acessar esta inovação revolucionária.“
11º ETF de Bitcoin à vista nos Estados Unidos
O lançamento marca a listagem do décimo primeiro ETF à vista de Bitcoin no país. Apesar da concorrência acirrada e de uma taxa de gestão de 0,90% – ligeiramente acima da média de alguns concorrentes – analistas como Eric Balchunas, da Bloomberg, sugerem que o ‘DEFI’ tem potencial para competir fortemente no mercado se suas taxas se mostrarem competitivas, devido a diferenciação do produto.
O lançamento do novo ETF foi marcado por uma intensa atividade pré-market e alto interesse dos investidores, indicando o sucesso do novo produto da Hashdex no mercado americano.
O DEFI se baseará no Nasdaq Bitcoin Reference Price Settlement (NQBTCS) como seu novo índice de referência, com pelo menos 95% de seus ativos investidos diretamente em Bitcoin à vista. A Hashdex destaca a transparência de sua estratégia de investimento, utilizando a CME para transações físicas e para a precificação dos contratos futuros.