Taiko Labs, uma startup de desenvolvimento blockchain levantou R$ 110 milhões em duas rodadas de investimento, visando criar uma solução de dimensionamento da rede Ethereum.
Estas rodadas de investimento foram lideradas pela Sequoia China, Generative Ventures, IOSG Ventures, GSR e GGV Capital, além de investidores-anjo, como o fundador da POAP, Patricio Worthalter, Tim Beiko, da Fundação Ethereum, e o empresário Anthony Sassano.
A Taiko Labs lançou na última quarta-feira, 7 de junho, a versão mais recente de sua rede de teste, batizada como “o próximo passo no caminho para uma ZK-EVM descentralizada e equivalente a Ethereum”.
No entanto, a empresa afirmou que o projeto provavelmente levantará mais capital, com o objetivo de estabelecer um fundo de investimento que permita atrair dApps e desenvolvedores para o ecossistema.
Além disso, a Taiko procurará seguir o exemplo da Ethereum, convertendo a organização em uma fundação sem fins lucrativos que opere de maneira muito semelhante à Fundação Ethereum.
O que é zkEVM e como isso ajuda no avanço da Ethereum?
A Zero-Knowledge EVM (ZK-EVM) é uma das tecnologias mais promissoras no ecossistema Ethereum e tem por objetivos melhorar o desempenho da rede, dar maior velocidade de operação e proteger a privacidade dos usuários.
Isto é possível ao juntarmos a tecnologia ZKPs integrada ao recurso EVM, obtendo a capacidade de transformar redes como Ethereum em espaços muito mais seguros, poderosos e escaláveis.
Por outro lado, ao se tratar de uma solução do tipo software livre, pode ser adaptada a todos os projetos derivados da rede Ethereum, promovendo o desenvolvimento do ecossistema para novos horizontes.