Tether e sua exposição a Títulos Chineses

Uma Análise dos Documentos Recém-Divulgados

Documentos financeiros recentemente divulgados pelo Procurador Geral de Nova York revelam que a Tether, emissor do stablecoin USDT, tinha parte de suas reservas em títulos comerciais chineses em 2021. As informações, obtidas através de um pedido de Lei de Liberdade de Informação, que foi feito por veículos de comunicação americanos, trouxeram à tona características antes desconhecidas sobre a composição das reservas de valor que respaldam o maior stablecoin do mundo.

As investigações descobriram que as reservas da Tether em 2021 incluíam títulos emitidos por instituições financeiras de renome, como Deutsche Bank, Barclays Bank, incluindo várias empresas estatais chinesas proeminentes, como o China Construction Bank Corp. e o Agricultural Bank of China Ltd. A Tether também detinha bilhões em BTC e USD, em sua exchange irmã Bitfinex, e em armazenamento frio.

Em resposta, a Tether afirmou que as informações apresentadas pelos veículos de comunicação não refletem a atual situação da empresa. Segundo os responsáveis pela stablecoin, os dados enviados às plataformas de mídia são limitados e têm mais de dois anos. A empresa também esclareceu que sua exposição a títulos comerciais chineses era líquida e todos os emissores eram estáveis.

A empresa também destacou que reduziu o papel comercial de suas reservas em meados de 2022 e cortou seu portfólio de empréstimos garantidos. Além disso, a Tether afirmou que pretende eliminar as dívidas de empréstimos de seu balanço comercial nos próximos meses.

Ademais, é razoavél mencionar que a Tether está em uma posição diferente em comparação à dois anos atrás, tendo demonstrado durante os maiores eventos de cisne negro em 2020 e 2022 a liquidez de suas reservas.

A empresa acrescentou ainda que seu relatório de atestação do último trimestre mostrou um lucro líquido recorde de $1,5B e reservas excedentes de $2,4B. O relatório também indicou que $53B ou 64% de suas reservas eram compostas por títulos do Tesouro dos EUA no final do primeiro trimestre de 2023.

Por fim, podemos concluir que apesar de a conexão das reservas de valor do USDT com títulos comerciais chineses ser sim preocupante em alguns aspectos específicos, os protocolos de gestão de diversificação da Tether já se provaram resistentes às diferentes condições de mercado, até mesmo as mais extremas. 

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img