A adoção do mercado cripto no Brasil pode continuar aumentando. De acordo com uma nova pesquisa divulgada pela Consensys, quase metade dos brasileiros pensam em investir em criptomoedas.
Os números do estudo mostram um grande número de investidores no país que possuem grande interesse em investir no mercado cripto. No total, 48% dos entrevistados declararam que podem comprar moedas digitais, como o bitcoin, nos próximos doze meses.
No entanto, esse número revela investidores que se preocupam com suas criptomoedas. Para os entrevistados, o investimento no mercado cripto deve acontecer somente com a regulação do setor.
Brasileiros investem em criptomoedas
A Consensys realizou uma pesquisa sobre a adoção cripto no Brasil, que mostra metade dos brasileiros interessados no mercado de criptomoedas. Metade dos entrevistados declararam que o mercado cripto precisa ser regulado no país.
Assim, com a aprovação do marco Legal cripto, esses investidores podem comprar criptomoedas como o bitcoin, nos próximos meses. Os entrevistados apontam que a regulação do setor deve garantir mais segurança para esse tipo de investimento.
Além de proteção para os investidores, os entrevistados da pesquisa acreditam que a regulação cripto seja capaz de criar uma proteção contra a desestabilização do mercado financeiro tradicional.
Futuro do dinheiro
O estudo sobre a adoção de criptomoedas no Brasil também traz informações sobre como os brasileiros classificam as moedas digitais. Sendo assim, para 21% deles, ativos como o bitcoin representam o “futuro do dinheiro”.
Enquanto isso, 15% dos entrevistados classificaram as criptomoedas como “propriedade digital”. Nesse caso, o conceito pode englobar tanto ativos como o bitcoin, como tokens como os NFTs.
Por outro lado, 7% dos entrevistados ainda associam as criptomoedas a algum tipo de crime financeiro, como lavagem de dinheiro e corrupção. Ou seja, a maioria dos entrevistados consideram as criptomoedas como algo como futuro do dinheiro ou propriedade digital.
Incentivo ao mercado cripto
A Consensys realizou uma pesquisa com brasileiros que aponta forte interesse de investidores locais na compra de criptomoedas. Dentre o total de entrevistados, 32% deles acreditam que os órgãos reguladores devem incentivar a adoção cripto no Brasil.
Esse incentivo pode acontecer através de regras que ainda serão criadas para a oferta de serviços no mercado cripto. Ou seja, para ⅓ dos entrevistados, órgãos como o Banco Central do Brasil e a CVM, devem atuar incentivando os investidores do mercado cripto.
Consulta pública para regulação
A regulação do mercado cripto brasileiro foi aprovada depois da publicação do Marco Legal para as criptomoedas. O documento, assinado no início de junho de 2023, elege o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) como sendo os órgãos responsáveis por regular e fiscalizar o setor.
Recentemente, o Banco Central anunciou que abrirá uma consulta pública antes de definir as diretrizes regulatórias do mercado cripto brasileiro. A ideia da instituição é ouvir sugestões sobre como regular as criptomoedas no país.