A Tether, emissora da stablecoin USDT, congelou cerca de $2,5 milhões em ativos após o recente episódio de hack envolvendo o protocolo Multichain. A invasão, que resultou na perda total de quase $130 milhões em ativos dentro do protocolo, levou a Tether a congelar duas contas envolvidas com o exploit, associadas a ponte da Fantom Foundation.
Os dois endereços congelados, atualmente marcados pelo Etherscan como “Multichain Suspicious Addresses” (endereços suspeitos da Multichain), contém juntos cerca de 2,53 milhões de USDT.
A ação da Tether ocorre após uma grande quantidade de ativos da Multichain, avaliados em aproximadamente $130 milhões, terem sido relatados como saindo do protocolo cross-chain sob circunstâncias suspeitas no dia 7 de julho.
A ponte Fantom (FTM) da Multichain, principal afetada pelo exploit, viu uma saída de aproximadamente $122 milhões em ativos no incidente. Em comparação, a ponte Moonriver perdeu quase $7 milhões. Outros $600.000 foram desviados de um endereço Multichain conectado à Dogecoin.
A conta oficial do Twitter da Multichain emitiu uma declaração reconhecendo o movimento anormal de ativos de lockup de seu endereço MPC para um destino desconhecido. A Multichain também aconselhou seus usuários a pararem imediatamente de utilizar os serviços do protocolo e revogar quaisquer aprovações de contrato associadas a eles. A plataforma cross-chain suspendeu, até o momento, todos os serviços, deixando muitos usuários em um clima de incerteza.
Tether segue exemplo da Circle ao congelar ativos suspeitos
A ação da Tether de congelar os dois endereços ligados à suspeita violação da Multichain segue o exemplo da Circle, emissora da USD Coin (USDC), que tomou medidas contra três endereços de carteira implicados no mesmo incidente. De acordo com os dados compilados pelo Etherscan em 7 de julho, a Circle bloqueou três transações totalizando $27,65 milhões, $30,1 milhões e $5,5 milhões, impedindo o suposto explorador de retirar uma parte do dinheiro que havia sido desviado.
Tether e Circle têm um histórico de intervenção em incidentes de hacking para impedir que atores mal-intencionados transfiram fundos roubados. Por enquanto, o USDT e o USDC congelados pelas duas empresas não podem ser movidos. No entanto, se Tether e Circle transferirão os fundos de volta para a Multichain permanece incerto.
Neste momento, a natureza exata da violação da Multichain e as identidades por trás das transações suspeitas ainda permanecem desconhecidas, gerando mistério em torno do incidente.