A gigante de tecnologia Google anunciou novas regras que permitem e regulam jogos e aplicativos baseados em blockchain, com lançamento completo previsto para o final deste ano, além disso, houveram adaptações para que políticas da Google Play Store forneceçam aos desenvolvedores orientações claras sobre a incorporação de NFTs em seus jogos Android.
“Como parte da atualização da política, exigimos que os aplicativos sejam transparentes com os usuários sobre ativos digitais tokenizados”, anunciou o Google em um post de blog na quarta-feira.
A partir da nova regra, será necessário que os desenvolvedores classifiquem o aplicativo na categoria de jogos blockchain – uma abordagem semelhante à adotada pela Epic Games, que oferece um aviso padrão de jogo blockchain na página de download para cada jogo habilitado para cripto em sua plataforma.
Se algum item no aplicativo em jogos para Android tiver NFTs correspondentes, os desenvolvedores devem deixar isso claro para os usuários, de acordo com as regras do Google. Será possível que os NFTs desbloqueiem o conteúdo do aplicativo, independentemente de onde o usuário comprou o NFT. Vale ressaltar que a Apple, principal concorrente móvel do Google, ainda não permite esta funcionalidade.
A abordagem recente da empresa voltada para jogos que utilizem tecnologia blockchain permitirá que os desenvolvedores implementem NFTs e outras integrações web 3.0 – desde que os desenvolvedores não violem a política de jogos e concursos com dinheiro real do Google. Os desenvolvedores não terão permissão para “promover ou glamorizar” qualquer atividade de negociação de criptografia ou NFT.
“Os NFTs comprados pelos usuários devem ser consumidos ou usados no jogo para aprimorar a experiência do usuário ou ajudar os usuários a avançar no jogo”, dizem as regras do Google. “NFTs não devem ser usados para apostar em troca da oportunidade de ganhar prêmios de valor monetário do mundo real, entretanto, nada consta a respeito de alocar NFTs em staking para receber utility tokens.
Os desenvolvedores estão proibidos de vender “pacotes” NFT que não divulguem especificamente o conteúdo e o valor do pacote, de acordo com a nova política.
O Google também proíbe qualquer aplicativo que extraia criptomoedas nos dispositivos dos usuários, uma política mais antiga que continuará a ser aplicada. A empresa continuará autorizando aplicativos que permitem aos usuários gerenciar remotamente atividades de mineração de criptografia em outros dispositivos, como placas gráficas de computador.
Embora o Google esteja optando por trabalhar com desenvolvedores selecionados por enquanto, todos os desenvolvedores poderão criar jogos de acordo com as novas políticas de jogos web 3.0 do Google ainda este ano.