A Binance anunciou na madrugada desta segunda-feira que concluiu a integração da Lightning Network em sua plataforma. A partir de agora, depósitos e saques de Bitcoin (BTC) estarão disponíveis também na rede “LIGHTNING” dentro da corretora. A informação foi confirmada através de uma publicação no blog oficial da empresa.
A solução de escalabilidade da Lightining Network cria canais de transação fora da cadeia principal do Bitcoin (off-chain), que são posteriormente adicionados à cadeia principal. Dessa forma, a solução tem o potencial de resolver alguns dos maiores problemas de escalabilidade do Bitcoin no momento: altas taxas de transação e congestionamento na rede.
Em maio deste ano, a Binance teve que pausar temporariamente os saques de Bitcoin em sua plataforma devido ao congestionamento na rede principal do BTC, decorrente do interesse popular nos chamados ordinals, que integram NFTs ao Bitcoin através do padrão BRC-20. O episódio resultou um um aumento substancial no volume de transações da rede, congestionando-a e elevando significativamente as taxas de transação.
Na ocasião, a Binance afirmou: “Para evitar uma recorrência semelhante no futuro, nossas taxas foram ajustadas. Continuaremos monitorando a atividade na cadeia e ajustando conforme necessário. Nossa equipe também tem trabalhado para habilitar saques na Lightning Network do BTC, o que ajudará em situações como essa.”
Com a maior exchange do mercado aderindo à solução de segunda camada da Lightning Network, espera-se que a quantidade total de Bitcoins mantida pelos nós dentro da rede amplie-se significativamente, levando a um aumento na sua capacidade de processamento de pagamentos.