O Estado do Ceará, divulgou nesta segunda-feira, 17 de junho, um novo edital para investir até R$ 3 milhões em startups de diversos setores tecnológicos, incluindo Web3 e criptomoedas.
Estes investimentos aconteceram através da instituição Cearense de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), permitindo que os projetos selecionados recebam até R$ 100 mil reais em troca de um 10% de participação no negócio.
O novo edital estará aberto aos participantes até o próximo 17 de agosto de 2023, visando incentivar diferentes empresas que permitam uma maior aceleração de negócios no Ceará e um aumento considerável na exploração de novas tecnologias na região.
Quais são os campos de interesse para os novos investimentos?
- Água.
- Economia do Mar.
- Energia.
- Hidrogênio Verde.
- Segurança Pública
- Saúde / Biotecnologia / Fármacos.
- Educação.
- Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC.
- Agronegócio / Indústria Alimentar.
- Indústria da Construção Civil.
- Economía Criativa.
- Inovação Social.
No entanto, a fundação do Ceará também espera privilegiar empresas dos setores de Inteligência artificial; Indústria 4.0; Coleta e análise de dados (Big Data); Internet das coisas (IOT); Cidades inteligentes (Smart Cities); Metaverso; Criptoativos; Blockchain; Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
Quando receberão o aporte os projetos selecionados?
Segundo informações da Funcap, o resultado do processo seletivo está previsto para o dia 10 de novembro de 2023, quando as empresas selecionadas receberam o convite para comparecer com seus projetos no evento organizado pela Fundação Cearense.
Entretanto, para receber os aportes da Funcap, as startups selecionadas deverão apresentar a viabilidade de seus projetos e concordar com os termos do edital divulgado.
Cabe ressaltar que um dos pré-requisitos exigidos pela Funcap no edital é que a sede das empresas ou startups participantes do programa estejam localizadas no Ceará, como forma de apoiar o crescimento econômico da região.