Negociação de bitcoin aumentou 185% em 2023, diz relatório da Binance

Estudo apresentado por exchange analisa crescimento do mercado cripto no primeiro semestre de 2023

Apesar da grande desvalorização do mercado cripto entre 2021 e 2022, o setor está em recuperação e apresenta “boa forma”. De acordo com um recente relatório da Binance, as negociações em bitcoin (BTC) aumentaram 185% no primeiro semestre deste ano.

O estudo traz dados favoráveis ao mercado cripto e mostra um crescimento mesmo com a queda nos preços das principais criptomoedas. Além da negociação de BTC, a capitalização total do mercado cripto também aumentou nos últimos seis meses.

No total, o relatório da Binance possui 120 páginas e traz uma análise completa do mercado cripto. No estudo, a exchange analisou dados sobre exchanges, volume de negociação e até projetos de finanças descentralizadas (DeFi).

Aumento da negociação de bitcoin

A queda no preço do bitcoin não afastou os investidores do mercado cripto. Pelo contrário, com a criptomoeda em desvalorização o volume de negociação aumentou cerca de 200% entre janeiro e junho de 2023.

O diretor-geral da Binance no Brasil, Guilherme Nazar, atribui esse momento à inovação frequente da tecnologia blockchain. Ele fala sobre popularidade e o aumento da adoção das criptomoedas por investidores institucionais.

“Esse momento de ascensão da indústria cripto é alimentado pela inovação contínua desta tecnologia e o lançamento de novos casos de uso, com consequente aumento de popularidade. Esses avanços, que são visíveis em diversos segmentos, combinados com o crescente envolvimento de players e da adoção institucional, estabelecem uma base sólida para o futuro desenvolvimento da indústria e adoção em larga escala.”

ETF impulsionou o mercado cripto

Segundo o relatório da Binance, alguns acontecimentos recentemente beneficiaram a ascensão do mercado cripto. O estudo cita que os pedidos de ETFs de bitcoin, apresentados à SEC, foi um dos catalisadores desse movimento de consolidação das criptomoedas.

“O mercado se beneficiou amplamente da temporada “Bitcoin ETF”, impulsionando esse novo momento do mercado à medida que o Bitcoin atingiu novas máximas no ano, ajudando a aumentar a confiança dos investidores. Ao embarcarmos na segunda metade do ano, esperamos ver mais inovações, uma maior adoção e um futuro ainda mais brilhante.”

O relatório destaca também outros dados importantes que representam um crescimento do mercado cripto, como:

  • O aumento da capitalização do mercado cripto em 30%, em comparação com o primeiro semestre de 2022. A capitalização no final de junho de 2023 atingiu quase US$ 1,2 trilhão.
  • A dominância do bitcoin também sofreu algumas alterações, com a criptomoeda perdendo espaço para outros projetos cripto. Desde abril de 2021, a dominância do bitcoin não apresentava um nível tão baixo.
  • O bear market e a volatilidade nos preços provocou ainda a descorrelação do bitcoin com o mercado tradicional. Esse índice atingiu valores que não eram vistos desde 2020.
  • Um grande crescimento foi observado no mercado de stablecoins, com a tether (USDT) ampliando sua participação no mercado cripto em 26%, mesmo com queda de 7% na capitalização do mercado de stablecoins.
  • Além disso, no último semestre as plataformas de staking se consolidaram no mercado cripto como o maior setor DeFi que existe atualmente, revela o relatório

O relatório da Binance trouxe dados sobre layers 1 e layers 2 no mercado cripto, além de cobrir setores como DeFi, staking e pools de liquidez. O estudo ainda analisou o mercado de tokens não-fungíveis (NFTs).

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img