O jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho foi chamado recentemente para depor na CPI da Pirâmides Financeiras. Apontado como responsável por divulgar um esquema com criptomoedas, ele diz que é inocente, e que foi usado por empresários do setor.
Além disso, o craque, que já jogou pela seleção brasileira, foi defendido pela deputada federal Carla Zambelli (PL/DF). Para ela, o jogador estava sofrendo uma superexposição durante a comissão que investiga golpes com criptomoedas. Conforme diz o site da Câmara dos Deputados, o atleta falou que não era fundador da Ronaldinho 19k.
Ronaldinho Gaúcho foi questionado por sua participação na empresa Ronaldinho 19K. Ele atuava como ‘garoto propaganda’ do negócio, que deixou de pagar os investidores ainda em 2019.
CPI das Pirâmides ouve jogador brasileiro
O jogador Ronaldinho Gaúcho foi defendido de algumas perguntas realizadas durante a CPI das Pirâmides Financeiras. Semanalmente, a comissão se reúne em Brasília (DF), onde dezenas de pessoas e empresas foram convidadas a depor.
Dentre essas pessoas está Ronaldinho Gaúcho. O ex-jogador do Barcelona é acusado de envolvimento com uma empresa que pode ser entendida como pirâmide financeira.
Na sessão desta última quarta-feira (30), o jogador brasileiro foi um dos ouvidos pela sessão da CPI. Enquanto os parlamentares questionavam o craque, Carla Zambelli tentou ‘blindar’ Ronaldinho Gaúcho.
Deputada defende Ronaldinho Gaúcho
Na última sessão da CPI das Pirâmides Financeiras, Carla Zambelli dizia que Ronaldinho Gaúcho não deveria ser interrogado daquela forma. Para ela, o jogador era vítima do esquema mantido pela empresa Ronaldinho 19k.
Sendo assim, Carla Zambelli afirmou que tudo aquilo era exposição midiática. A parlamentar explicou que, por ser famoso, o jogador iria atrair holofotes para a comissão.
Portanto, a deputada federal tentou blindar o jogador das perguntas sobre o envolvimento dele com a empresa Ronaldinho 19k. No entanto, Carla Zambelli foi questionada por outros deputados federais.
Relator respondeu Carla Zambelli
O relator da CPI das Pirâmides Financeiras, Ricardo Silva (PSD/SP), respondeu aos questionamentos da deputada federal Carla Zambelli. Ele disse que os parlamentares da base dela aprovaram o requerimento de convocação do Ronaldinho Gaúcho.
Por outro lado, ele afirma que o jogador brasileiro está sendo tratado como os demais convocados pela CPI. Na última sessão, Silva disse que o ex-craque da seleção brasileira estava sendo tratado com dignidade.
“Não posso permitir que vossa excelência faça uma fala tão desconexa com a realidade. A convocação dele contou com a votação unânime dos deputados do seu partido nessa comissão. Ele está sendo tratado com total dignidade.”
Por fim, o jogador brasileiro disse que era inocente diante da CPI das Pirâmides Financeiras. Ronaldinho Gaúcho concluiu sua defesa alegando que é vítima tanto quanto os investidores da Ronaldinho 19k. Ou seja, ele teria sido enganado pelos empresários, que usaram sua imagem e nome para lançar um negócio que pode ser classificado como pirâmide financeira.