A gigante japonesa Sony, presença dominante no setor de eletrônicos e entretenimento, anunciou na ultima terça (12) seus planos de desenvolver uma blockchain própria. Esta revelação é uma clara indicação de que a Sony está arquitetando sua entrada no mercado Cripto e Web3.
A equipe por trás do projeto
A Sony Network Communications, uma subsidiária da multinacional, está colaborando com a Startale Labs, uma empresa derivada da Astar Network. Ambas as empresas têm um histórico impressionante em seus respectivos campos. Enquanto a Sony Networks tem uma forte presença em telecomunicações e Internet das Coisas (IoT), a Startale Labs é reconhecida por sua expertise em infraestrutura Web3 e desenvolvimento de produtos inovadores.
A parceria deu origem a uma nova corporação, a Sony Network Communications Labs. A recém-criada empresa atuará como centro de inovação Web3 da Sony, com o objetivo de tornar a nova blockchain uma das principais contribuintes para o setor, ofertando diversos produtos baseados na tecnologia, ampliando ainda mais o alcance da multinacional.
O time da Startale com a Sony
A relação entre Sony e Startale não é recente. Em fevereiro deste ano, as duas empresas já haviam colaborado para lançar uma “incubadora” de projetos Web3, com foca em DAOs (Organizações Autônomas Descentralizadas) e NFTs. Além disso, em junho, a Sony solidificou ainda mais essa relação com um investimento de US$ 3,5 milhões na Startale.
Sota Watanabe, CEO da Startale Labs, não escondeu sua empolgação. Ele vê essa parceria como um marco na história de sua empresa. Watanabe fez uma comparação intrigante entre a recém-lançada segunda camada para blockchain da da Coinbase, a rede Base, e o atual projeto conjunto. A Sony, entretanto, é uma empresa seis vezes maior que a Coinbase, portanto o impacto certamente será mais sentido no mercado.