O Ethereum (ETH), a segunda maior rede blockchain do mundo, completou 1 ano desde a implementação da atualização The Merge, que mudou o algoritmo de consenso da rede de Proof of Work (PoW) para Proof of Stake (PoS).
A implementação do PoS no Ethereum foi um evento muito aguardado por anos. A atualização ocorreu sem problemas e segue há 12 meses funcionando como planejado.
O mecanismo de PoS substitui os mineradores, responsáveis por validar e incluir as transações na blockchain, pelos stakers. Os stakers são indivíduos ou instituições que depositam criptomoedas para ter o direito de validar e adicionar transações à rede.
No PoS, os stakers continuam recebendo as novas moedas geradas na rede, bem como as taxas de transação pagas pelos usuários.
Nova política deflacionária
Em conjunto com o The Merge, mudanças na política monetária do Ethereum surgiram em 2022. O ETH, que possuía uma inflação anual média de 3%, se tornou uma moeda deflacionária.
Desde a atualização, mais de 299.800 ETH foram retirados de circulação. Isso ocorre devido ao mecanismo de queima de taxas que foi introduzido ao protocolo.
Atualmente, cerca de 25 milhões de ETH seguem em staking no protocolo, equivalentes a mais de US$ 40 bilhões. Mais de 808 mil validadores estão auditando a rede, como mostram dados do Beacon Chain.
Desde a atualização, o preço do Etheruem valorizou cerca de 20% em conjunto com o mercado geral de criptomoedas.