O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, participou de um evento nas Nações Unidas (ONU), onde realizou um discurso. Na ocasião, Bukele destacou como El Salvador, o primeiro país a adotar o bitcoin, se tornou em pouco tempo um dos países mais seguros do mundo.
El Salvador já foi considerado o país mais violento do mundo. No entanto, após medidas tomadas pelo governo federal para combater o crime organizado, El Salvador possui agora uma criminalidade que é comparável a países como Suíça.
Confira um trecho do discurso:
“Hoje, há 4 anos de nosso governo, não se atrevem a negar que pela primeira vez em nossos 202 anos de história, o país mais pequeno do continente, deu o primeiro passo para alcançar seu sonho de grandeza.
Em muito pouco tempo, El Salvador passou de ser a capital mundial dos homicídios, passou literalmente de ser o país mais perigoso do mundo, para ser o país mais seguro da América Latina.”
Combate as gangues
O governo salvadorenho prendeu mais de 60 mil pessoas ligadas às gangues, também conhecidas como padilhas. Este valor representa mais de 1% da população do país.
Apesar das críticas da comunidade internacional ao seu modo de governo, o plano de El Salvador para combater o crime foi muito bem sucedido, com os índices de criminalidade caindo drasticamente.
Adoção do Bitcoin
El Salvador adotou em 2021 o Bitcoin, e desde então vem tomando uma série de medidas para se integrar à criptomoeda. O governo conta com mais de 2 mil bitcoins em caixa, e se comprometeu em comprar 1 btc por dia por tempo indeterminado.
El Salvador também está estudando a emissão do Bitcoin Bond, título de dívida que seria direcionado para construir a infraestrutura da Bitcoin City.