A justiça no Tribunal do Distrito Sul de Nova York, nos Estados Unidos, pode julgar em breve o ex-CEO da FTX, o empresário Sam Bankman-Fried (SBF). Tudo indica que o julgamento acontecerá nesta terça-feira (3) e pode afetar diretamente o mercado cripto.
Entendendo o caso
No dia 2 de janeiro de 2023, SBF foi preso em sua residência nas Bahamas sob a acusação de fraude contra clientes e parceiros de negócios, culminando na perda de milhões de dólares.
As acusações do Departamento de Justiça dos EUA alegam que a FTX não conseguiu atender às solicitações de saque dos clientes porque Bankman-Fried teria gerenciado os seus fundos de forma indevida, para financiar atividades comerciais arriscadas, fazer empréstimos a si mesmo e a terceiros, adquirir empresas, comprar imóveis, conduzir campanhas de marketing, fazer doações políticas e liquidar dívidas. No total, Bankman-Fried enfrenta 13 acusações criminais.
Três associados próximos a Bankman-Fried, Caroline Ellison, Nishad Singh e Gary Wang, já se declararam culpados e estão cooperando com os promotores. Eles, que foram colegas e amigos íntimos do ex-CEO da exchange, podem fornecer testemunhos cruciais. Além disso, os promotores planejam chamar clientes e investidores da FTX, incluindo aqueles fora dos EUA, para testemunhar durante o processo.
A Defesa de SBF
No entanto, Bankman-Fried defende-se alegando erros contábeis e falhas de colegas, insinuando que advogados externos validaram suas ações.
Este julgamento é mais do que apenas o destino de um indivíduo. Ele engloba o setor cripto como um todo, questionando a cultura de especulação que permitiu que empresas como a FTX florescessem e se alavancassem. Muitos executivos de cripto estão tentando se distanciar de Bankman-Fried, esperando que ele seja responsabilizado, pois o resultado pode ter implicações significativas não apenas para o ex-CEO da FTX, mas para todos envolvidos com o mercado cripto.