A stablecoin USDR, que opera na rede Polygon, perdeu a paridade com o dólar americano na manhã desta quarta-feira (11) , chegando a cair 49%, de acordo com dados do CoinGecko. A stablecoin, que é respaldada principalmente por propriedades de aluguel no Reino Unido, viu seu valor cair pela metade em apenas algumas horas, em meio a uma série de saques de investidores em pânico.
Qual o papel da USDR?
Lançada pela Tangible, um protocolo de ativos do mundo real (RWA’s) operando na rede Polygon, a USDR tinha como propósito ser diferente das demais stablecoins de dólar ao ser respaldada majoritariamente por bens imóveis, com rendimentos que oscilavam entre 8 a 15% ao ano. Antes dessa queda, o projeto estava crescendo de forma constante e saudável, chegando a atingir uma capitalização de mercado de cerca de 45 milhões de dólares.
O que fez o criptoativo perder paridade com o dólar?
A queda ocorreu de forma inesperada, quando aproximadamente 12 milhões de dólares em DAI foram resgatados contra USDR na manhã de hoje. Isso se deu pois, de acordo com o site do projeto, esse era justamente o valor total em garantia dao projeto em DAI, o que esgotou as reservas de liquidez da moeda. Consequentemente, quando os usuários tentaram fazer operações com a moeda durante esse período, eles não conseguiram movimentar seus ativos, o que levou a uma venda em massa que fez o valor da USDR despencar para US$0,51. Dados da Dune Analytics mostraram esse resgate:
Vale ressaltar, entretanto, que a queda não foi resultado apenas do pânico momentâneo entre os investidores. Analistas e especialistas já vinham levantando questionamentos sobre a USDR nas últimas semanas. Valentin Mihov, um conhecido analista de DeFi, disse no twitter a um mês atrás que o sistema de respaldo da moeda era como uma bomba-relógio, podendo entrar em uma “espiral de morte” devido à liquidez a qualquer momento. Ele disse que o cenario atual seria exatamente o que aconteceria caso as reservas de DAI fossem esgotadas, justamente o que aconteceu.
A reputação e confiabilidade da moeda se tornaram ainda mais questionáveis com a descoberta de que parte dos fundos de garantia (colateral) da USDR estavam, curiosamente, também em USDR. De forma clara, a moeda listou 62.810 USDR como um colateral avaliado em 62.810 dólares, o que não faz absolutamente nenhum sentido, pois se esses fundos se mostrassem necessários por qualquer motivo, não valeriam mais essa quantia em dólares. Para muitos, isso ressaltou as falhas inerentes do projeto.
Como os responsáveis pela moeda reagiram?
Até o momento, a Tangible se manteve praticamente em silêncio. Enquanto uma declaração oficial ainda está pendente, o diretor de marketing da empresa indicou que um comunicado está a caminho.
A queda da USDR não afeta a confiança na tokenização de ativos do mundo real, visto que, no caso ocorrido na USDR, a queda de paridade não teve relação direta com os imóveis em garantia do protocolo. O problema ocorreu principalmente pelo esvaziamento de DAIs, principal lastro do projeto. Através da tecnologia blockchain, o “esvaziamento” foi identificado rapidamente pelos usuários, e gerou um fluxo de venda massivo no ativo. Os ativos reais (imóveis) em garantia que o protocolo detém representam muito menos que o supply circulante total da USDR, e portanto não poderiam cobrir 100% do ativo. Neste caso específico portanto, eles se comportaram normalmente.