Mastercard anuncia tecnologia de tokenização em blockchains

Nova solução testada pela empresa Mastercard permite que os CBDCs sejam tokenizados em diferentes blockchains

A Mastercard, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo, anunciou que está desenvolvendo uma nova tecnologia de tokenização, que tem como objetivo registrar moedas digitais de governos em redes blockchain.

A empresa afirmou em comunicado:

“A Mastercard anunciou hoje que demonstrou com sucesso os recursos de uma nova solução que permite que os CBDCs sejam tokenizados (ou “embrulhados”) em diferentes blockchains, proporcionando aos consumidores uma nova opção de participar do comércio em vários blockchains com maior segurança e facilidade”.

O projeto já está sendo testado em conjunto com o Reserve Bank of Australia (RBA), que está trabalhando no desenvolvimento de CBDCs. Conforme destacado, um teste foi feito na rede Ethereum. Nele, a empresa demonstrou como um NFT pode ser comprado por meio de uma CBDC, que está ainda em fase de testes.

“A Mastercard demonstrou em um ambiente ao vivo como a solução poderia permitir ao titular de um CBDC piloto comprar um NFT listado na blockchain pública Ethereum. O processo “bloqueou” a quantidade necessária de um CBDC piloto na plataforma CBDC piloto do RBA e cunhou uma quantidade equivalente de tokens CBDC piloto embrulhados no Ethereum.”

A empresa destaca que o objetivo da iniciativa é promover uma integração entre os ativos digitais e as blockchains públicas, como o próprio Ethereum.

“À medida que a economia digital continua a amadurecer, a Mastercard tem visto uma demanda dos consumidores para participar do comércio em vários blockchains, incluindo blockchains públicos. 

Esta tecnologia não só tem o potencial de impulsionar mais escolhas para o consumidor, mas também abre novas oportunidades de colaboração entre as redes públicas e privadas para gerar um impacto genuíno no espaço da moeda digital”, afirmou Richard Wormald, Presidente da Divisão Australásia da Mastercard.

Tokenização de ativos

A tokenização é o processo que consiste em registrar bens e ativos em uma rede blockchain. Praticamente qualquer ativo financeiro ou bem pode ser registrado em redes blockchain, que são utilizadas para movimentar estes tokens.

O principal caso de uso para a tokenização são as stablecoins, que são moedas registradas em blockchains e que rastreiam o preço de ativos mais estáveis, como o dólar americano. Atualmente, o mercado de stablecoins ultrapassa os US$ 100 bilhões em capitalização.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img