O bitcoin (BTC), maior ativo digital do mercado, está sendo cotado acima de 10,9 milhões de pesos argentinos. A criptomoeda está muito acima dos cerca de 6 milhões de pesos alcançados durante o topo do mercado em novembro de 2021.
Confira abaixo o gráfico do bitcoin em relação à moeda argentina:
Inflação na Argentina
A Argentina vem passando por um processo massivo de alta inflação. Desde 2008, o peso argentino perdeu mais de 99% em valor em relação ao dólar americano. Confira o gráfico do peso argentino em relação ao dólar:
Esta alta inflação da moeda local tende a provocar um aumento generalizado dos preços dos produtos, serviços e ativos financeiros. Por conta deste fator, o bitcoin vem registrando novas máximas históricas em relação à moeda local.
Devido a inflação, a população do país vem utilizando o dólar americano e outros ativos, como stablecoins e bitcoin como forma para guardar e transferir valores.
Eleições na Argentina
Ocorreu no dia domingo (22) o primeiro turno das eleições na Argentina. Sergio Massa, atual ministro da economia, ficou em primeiro lugar com 36,68% dos votos, seguido de por Javier Milei, libertário que obteve 29,98% do total.
Javier Milei, que foi o vencedor das eleições primárias, defende a dolarização da economia, o fim do banco central e a existência de um mercado livre de moedas na Argentina. Além disso, Diana Mondino, candidata e apoiadora de Javier, afirmou que a Argentina deverá se tornar um paraíso para o Bitcoin, caso Milei seja eleito.
“Eles já tentaram [o aniquilar], mas seu cabelo funciona como um capacete à prova de balas. A Argentina em breve será um paraíso do Bitcoin”.